Cães de Contagem tem o primeiro espaço para lazer e prática de exercícios com inauguração do ParCão, no Eldorado
Em 400 metros de área gramada, com grade de 1,5 m de altura, o “ParCão” conta com obstáculos/brinquedos dos mais diversos para os cães se exercitarem além de bebedouro, e bancos para seus tutores, tudo harmonizado com a praça.
A área da praça também ganhou um lindo “Jardim de Chuva” que é composto de vegetação especial, pedras, britas e areia na parte abaixo da terra, contribuindo para que as águas de chuvas passem pelo solo evitando alagamentos.
Ao inaugurar as novidades, a prefeita Marília Campos se comprometeu que mais parques para cães serão instalados em outras regiões de Contagem, junto com jardins de chuva.
Ela disse também que a Prefeitura vai tornar a praça mais agradável com novos brinquedos infantis e promover ali, em janeiro, a próxima feira de Adoção de Contagem.
“Tudo de bom acontece aqui, em Contagem. Nós não só fazemos parques e praças, mas recuperamos as existentes do abandono, do esquecimento. O que desejamos é que estas praças e espaços públicos sejam ocupados pelas pessoas”, disse.
Marília aproveitou para brincar com a sua cadelinha, a Skype, nos obstáculos e gramado do ParCão.
Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Tereza Camisão Mesquita, as duas intervenções na praça têm recurso proveniente da contrapartida de empresas que se instalaram no município. “Trata-se de pequenas intervenções para grandes soluções. O parque para os caninos vai trazer mais passeios e tranquilidade para as famílias passearem com os seus animais e o “Jardim de Chuva” promove beleza e drenagem no solo rapidamente. No caso da praça Paulo Pinheiro Chagas, vai evitar que as águas de chuva escoam para a avenida João César de Oliveira”, explicou.
Cecília Gomes, de 3 anos, esteve no local levando a sua cadelinha pinscher de apenas 6 meses. Ela estava em companhia da mãe, Eleni Gomes, e disse que o ParCão será ótimo para brincar com o seu animalzinho. Quem também tem cãozinho pinscher, mas de 5 anos, é Cristiane Maria de Souza, presente no espaço com o marido. “Assim que soube deste espaço especial para os bichos, eu compartilhei fotos para os amigos do prédio em que moro, no bairro Santa Cruz”, frisou.
O sucesso do ParCão também foi experimentado pela equipe da Guarda Civil que tem um canil na sede da corporação para cães de faro e cães de apresentação. O coordenador da Equipe Ambiental, Paulo Loureiro, levou ao ParCão o lindo cão da raça borde collie, chamado Paçoca, que brincou e chamou a atenção de todos.
Jardim de Chuva com plantas resistentes ao sol
Hypoestes e moreias são algumas das plantas que já dão cor e vida ao “Jardim de Chuva” e vão contribuir para a drenagem das águas de chuvas no local. Segundo o servidor da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Guilherme Oliveira, no solo abaixo do jardim que ocupa 150 metros da praça foi feita uma espécie de caixa d”água que comporta até 20 mil litros de água pluvial que vai infiltrando pela terra abaixo. “Uma pequena e simples intervenção para baixo do nível do solo, cerca de um metro e meio, proporciona uma grande solução urbana”, disse ele que executou o projeto do jardim junto com Érika Pacheco.
Confira abaixo todas as regras do ParCão:
- Todos os cães devem estar sempre acompanhados por um responsável maior de 18 anos no local
- Os tutores serão responsáveis pelos atos de seu cachorro, inclusive eventuais danos a outros animais, pessoas e ao ParCão
- O uso dos equipamentos é restrito aos cães
- Os tutores devem recolher as fezes do seu cachorro e fazer o descarte em local adequado
- Todos os cachorros devem estar vacinados, vermifugados e com o controle de pulgas e carrapatos em dia
- Ao entrar e sair do espaço, esteja atento para que nenhum cachorro saia no momento em que você estiver entrando
- Enquanto estiver dentro do ParCão, mantenha sempre seu cachorro dentro do seu campo de visão
- Cuide dos brinquedos do seu cachorro
- É proibida a entrada de rações e alimentos de qualquer origem
- Mantenha o espaço limpo, não jogue lixo no chão
- Cadelas no cio ou cães bravos não devem utilizar o ParCão;
- Caso o seu cão não ofereça perigo, mas você tenha dúvidas sobre o seu comportamento com outros animais, mantenha-o na guia ou com focinheira.
Na hora de sair com seu cãozinho lembre-se de levar com você:
- Garrafinha de água
- Protetor solar para cachorro, principalmente nos dias mais quentes
- Saquinhos para recolher a sujeira do seu cachorro
Repórter Noeme Ramos/PMC
Fotos: Janine Moraes