Centro de Pesquisa Clínica do UniBH convoca voluntários para estudo sobre hipertensão

Centro de Pesquisa Clínica do UniBH convoca voluntários para estudo sobre hipertensão

As inscrições estão abertas por meio de formulário online, e a participação disponível para todo o público elegível

O Centro de Pesquisa Clínica do UniBH abriu inscrições para voluntários participarem de um estudo sobre hipertensão arterial. A iniciativa desse estudo visa disponibilizar, em consonância com a ANVISA, o acesso a novas medicações para o tratamento desta doença.
Voltada para homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, a pesquisa tem como critérios de inclusão: pessoas com diagnóstico de hipertensão arterial de estágio 1 e 2, que apresentem pressão arterial maior que 140 x 90 mmHg, pessoas que ainda não passaram por tratamento para hipertensão arterial, ou que estejam em uso de medicação para hipertensão e níveis pressóricos não controlados.
Não são elegíveis a participar: pessoas com diabetes mellitus tipos 1 e 2 descompensados, pessoas que tem algum tipo de doença no coração, pessoas que tiveram acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque isquêmico transitório, pessoas alérgicas a medicação para tratar hipertensão, além de gestantes, lactantes e mulheres com desejo de engravidar.
O formulário para os interessados que façam parte do público elegível à pesquisa pode ser preenchido por meio deste link.
Inaugurado em fevereiro de 2024, o Centro de Pesquisa Clínica do UniBH é um local onde são desenvolvidos estudos clínicos para avaliar um determinado produto que será utilizado em seres humanos. Eles visam procurar novas alternativas terapêuticas para uma determinada doença, seja ela herdada, congênita, infecciosa ou adquirida. Para isso, contam com pacientes voluntários e por meio da resposta deles, atestam a segurança, eficácia e possíveis efeitos colaterais.
Essas pesquisas são conduzidas em várias fases, começando com pequenos grupos e avançando para grupos maiores, com o objetivo de verificar como o novo tratamento funciona em diferentes populações e condições. Os participantes, geralmente, seguem protocolos rigorosos e são monitorados de perto, e essas pesquisas são essenciais para o desenvolvimento de novos tratamentos médicos antes que possam ser aprovados e disponibilizados ao público em geral.
Atualmente, o equipamento já conta com um estudo completamente finalizado e dois estudos em curso. Para 2025, 5 novos estudos foram pleiteados para serem desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa Clínica do UniBH.

Sobre o UniBH

Com recém-completos 60 anos de fundação, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica, fazendo parte do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Reconhecido pelo MEC como o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte, a instituição oferece mais de 100 cursos de graduação e pós-graduação e investe constantemente em melhorias no ensino, reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.