Centro Materno Infantil promove capacitação para mulheres do “Projeto Doulas de Contagem”
O atendimento humanizado é um dos pontos fortes do Centro Materno Infantil (CMI) quando se trata de acolher e acompanhar as gestantes, em especial, no momento do parto. Para garantir a manutenção da qualidade do serviço prestado, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, uma capacitação especial foi ofertada às doulas. A iniciativa integra o “Projeto Doulas de Contagem de 2023”, que tem como objetivo fornecer proteção, apoio e assistência às gestantes que aguardam o nascimento de seus bebês.
A capacitação incluiu uma parte teórica de três dias e um período prático de um ano para as mulheres que integram o projeto. Cinco doulas iniciaram sua formação em 2022 e receberam seus certificados no dia 12 de setembro, marcando a abertura do curso para outras 11 mulheres que agora começam a parte teórica e concluirão sua capacitação em 2024.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam que as gestantes sejam apoiadas durante o trabalho de parto nas maternidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2006, o Centro Materno Infantil de Contagem tem implementado essa orientação em sua rotina, e o “Projeto Doulas de Contagem” é parte fundamental dessa iniciativa.
A superintendente do CMI, Dulcineia Carvalho, expressou sua gratidão às alunas e enfatizou a importância do projeto para o município. “Para nós, é um enorme prazer poder realizar essa capacitação e receber essas profissionais para o treinamento. Ser doula é muito mais do que um trabalho; é um ato de amor e carinho para essas mães que aguardam a chegada de seus bebês”, disse Dulcineia.
O curso começou com uma apresentação das instalações do Centro Materno Infantil, seguida de uma palestra da médica obstetra Karen Kiepper, sobre concepção, gestação e fisiologia do parto.
Durante o curso, foram discutidos 11 tópicos fundamentais para a formação e humanização das profissionais, abordando desde a doula no contexto do SUS/Rede Cegonha até ética e relações interpessoais.
Psicóloga e coordenadora do Projeto Doulas de Contagem, desde 2006, Cecília Magna Machado, compartilhou um pouco da experiência e afirmou estar muito grata pela promoção da capacitação. “As doulas oferecem apoio contínuo às parturientes, proporcionando um ambiente respeitoso e de confiança, fundamentais para uma experiência positiva de parto e nascimento. Hoje é um dia especial, pois estamos concluindo a formação do sexto grupo de doulas treinadas pela equipe da CMI e iniciando a formação do sétimo grupo. É um grande privilégio poder contar com as doulas em nossa assistência”, ressaltou Cecília.
As inscrições para o “Projeto Doulas de Contagem” ocorrem um mês antes das capacitações e podem ser acompanhadas pelo site do SSA Contagem.
Além do Projeto Doulas, o Centro Materno Infantil oferece diversas iniciativas voltadas para a proteção, conforto e saúde das grávidas e mães de Contagem, como os programas de Doação de Leite Materno, Mãe Contagense, a Casa de Gestante Bebê e Puérpera. Em 2022, o centro alcançou o segundo lugar em número de partos realizados por mês e manteve a menor taxa de cesáreas em comparação com as principais maternidades da microrregião.