CINE NAVEGANÇA EXIBE FILMES EM SEIS ESPAÇOS PÚBLICOS DA RMBH E CONTAGEM

CINE NAVEGANÇA EXIBE FILMES EM SEIS ESPAÇOS PÚBLICOS DA RMBH E CONTAGEM

Programação gratuita com filmes brasileiros independentes acontece de 23 a 28 de agosto

Entre os dias 23 e 28 de agosto, Contagem, na região metropolitana de BH, será palco do 1º Cine Navegança, uma mostra de curtas, médias e longas-metragens que vai circular por seis espaços públicos da cidade, em oito exibições de filmes brasileiros independentes. O evento, que celebra os 25 anos de trajetória artística de Ayam Ubrais Barco, contará com sete obras e uma oficina. As exibições serão na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira (23/08), às 20h; no Espaço Trama de Teatro (24/08), às 16h; no Instituto Cultural CircoLar (24/08), às 20h; no Parque Ecológico Eldorado (25/08), às 11h; na Funec Oitis (26/08), às 9h40; no CEU das Artes Ressaca (26/08 e 27/08), às 14h e às 8h30; e no Parque Gentil Diniz (26/08), às 19h30.

Cine Navegança faz parte do projeto Navegança, que será realizado até o fim deste ano como celebração aos 25 anos de carreira de Ayam Ubrais Barco. De acordo com a produtora cultural Andreia Carvalho, a ação simboliza o contínuo movimento da arte de Ayam, fluindo entre música, cinema, artes plásticas e literatura. “Navegança é um termo utilizado por Ayam ao falar, de forma poética, sobre a vida em movimento e remete à sua produção artística que está em contínuo mover-se. Ao idealizar esta celebração de seus 25 anos de trabalho artístico, eu, como produtora, busquei um nome que pudesse traduzir essa multiplicidade e esse mover de sua arte fluindo constantemente entre a música, o cinema, as artes plásticas e a literatura”, explicou ela.

Os filmes presentes na mostra contemplam uma variedade de gêneros, incluindo documentários, obras experimentais, videoclipes, filmes infantis, LGBTQUIAP+, entre outros, além de abordarem temas que vão do amor às críticas sociais. “O Cine Navegança será uma mostra com o intuito de partilhar, com o público de todas as idades, uma experiência diferenciada em audiovisual, gratuita, acessível e em diferentes espaços públicos da cidade”, afirma a produtora, destacando que os trabalhos que compõem a mostra contam com a participação de Ayam, ora na trilha-sonora, ora na atuação ou produção.

Dentre os filmes, Ayam destaca que “Entre Rios, Entre Nós” consegue fazer uma síntese de sua carreira e o momento atual que vive. “Cada filme tem seu encanto correspondente e todos eles me encantaram com suas particularidades. Agora penso que esse tem uma dimensão distinta dos demais, porque ele nasce de uma ideia de como se dá a navegação de fazer canções para um disco conceitual e criar uma exposição, com sete telas, cada uma como representação. Foi um filme desafiador e creio que conseguimos traduzir todo esse navegar, porque não sabíamos do desafio, mas fomos remando e quanto mais remávamos, mais fluía”, explica ele.

A programação do Cine Navegança conta ainda com rodas de conversa sobre produção audiovisual e música para cinema com Ayam Ubrais Barco, além da presença de diretores e trilheiros sonoros convidados, como Edson Bastos, Henrique Filho, Ronald Jesus e IsmeraRock. As conversas serão mediadas por convidados locais e terão interpretação em libras, garantindo acessibilidade. Além das exibições, o evento oferece uma oficina de produção audiovisual de baixo orçamento. Destinada ao público jovem, a oficina ensinará como realizar filmes utilizando apenas um celular, promovendo a formação e o incentivo à criação audiovisual. A atividade será exclusiva para os estudantes da Funec Inconfidentes, em Contagem, nos dias 27 e 28, entre 14h e 17h.

O projeto “Navegança”, viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, busca descentralizar e democratizar o acesso à cultura, proporcionando uma programação rica e inclusiva. Além do Cine Navegança, Ayam Ubrais está com a exposição “Avá Canoa” em cartaz. Cheia de singularidade, as pinturas proporcionam ao público um mergulho na história das canoas e na vida dos povos que ainda as utilizam. As obras estão disponíveis para visitação na Casa Nair Mendes Moreira até o dia 06 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entrada gratuita.

SERVIÇO

Cine Navegança

Abertura: 24 de agosto, às 20h, na Casa Nair Mendes Moreira (Praça Vereador Josias Belém, 1, Sede)

Período: até 28 de agosto de 2024, em diversos espaços públicos de Contagem

Entrada Gratuita

Programação: https://www.instagram.com/naveganca/