COLADO.Art traz para o mercado novas opções de lambe-lambe com artes originais, onde a cultura brasileira e a expressão urbana são protagonistas
A marca funciona em formato de e-commerce, onde o público escolhe as artes de sua preferência na plataforma digital, de maneira prática e fácil, e recebem os lambes em casa
O projeto é comandado por Paula Mesquita Lage, produtora executiva da Fábrica de Graffiti (www.fabricadegraffiti.com.br). Se com a Fábrica de Graffiti, a arte urbana é potência para humanizar distritos industriais, com a COLADO.Art a ideia é levar para dentro de casa um pouco dessa expressão. “Criei esse negócio para que as pessoas criativas, confiantes e seguras de si entendam que seu lar deve expressar sua identidade. Os principais valores que nos guiam são Autenticidade, Originalidade e Praticidade. Nosso propósito é expressar identidades!”, ressalta a empresária.
Para fomentar a expressão artística, a COLADO.Art comercializa lambe-lambes exclusivos e originais desenvolvidos por artistas parceiros, capazes de criar ambientes mais descolados e expressivos para aqueles que convivem no espaço. As primeiras coleções são assinadas pelo artista urbano Daniel Jack; o artista visual, muralista, ilustrador e tatuador Dimi Silva; a artista plástica, educadora, ilustradora e muralista Dri Sant’Ana; e o artista visual Fernando Fonseca. Além do Flávio Rodrigues que está em contato com a arte desde a infância, devido a intensa vivência nas ruas de seu bairro na zona oeste de São José do Rio Preto. Suas obras retratam cenários lúdicos que brincam com as proporções e mesclam figuras humanas e elementos da natureza.
Na realidade do “faça-você-mesmo”, os lambe-lambes são comercializados por meio de kit com 32 pôsteres ou individualmente, fazendo com que seja possível botar a mão na massa e decorar a própria casa ou espaço que deseja dar mais personalidade.
“A ideia por trás da Colado.Art é permitir que as pessoas saiam do básico e tragam identidade e personalidade para o lar. Por meio de artes autorais e exclusivas, com impressão a laser de alta qualidade e cobertura de até 4 metros quadrados por kit, os lambe-lambes permitem a transformação de uma parede de forma simples e rápida. Desde a pandemia – quando fomos forçados a ficar imersos onde moramos -, a nossa casa deixou de ser um lugar onde apenas transitamos: passamos a ter uma nova percepção de lar. A casa se tornou um local ainda mais íntimo e nós ficamos mais responsáveis a se envolver com o ambiente. Hoje, a casa precisa representar e expressar os moradores que vivem nela. As pessoas sentiram a necessidade de se enxergar no seu lar, por meio das cores, objetos e a realidade que a compõem. As pessoas querem então participar ativamente da decoração e composição de uma casa, se enxergar ali e demonstrar a própria identidade no ambiente”, analisa Paula Lage.
Dri Santana, artista visual, ilustradora e muralista, foi a artista que estreou no COLADO.Art. “Fiz o lambe-lambe com a temática Orixás. É um trabalho antigo, já que são 16 composições, demorei anos para terminar essa série, cada um deles tem coisas muito específicas retratadas e detalhes. Já existiu em outros formatos, mas o lambe-lambe é uma novidade, foi uma outra forma de mostrar meu trabalho para o público, então fiquei muito feliz com esse convite. Tem um contraste das linhas pretas com brancas e as pessoas gostam muito em ambientes decorativos”, explica.