Com apoio da Prefeitura, Contagem desponta como referência em esportes alternativos
Contagem tem se consolidado como um centro de referência em esportes alternativos, destacando-se tanto pelos projetos oferecidos e apoiados pela Prefeitura, quanto pela capacidade de sediar eventos de grande relevância. A cidade vem se tornando um modelo a ser seguido, refletindo o impacto positivo do esporte na inclusão social, na revelação de talentos e na promoção da saúde e bem-estar.
Um dos exemplos desse sucesso é o Projeto de Ginástica de Trampolim, oferecido pela Prefeitura em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem, que já se tornou referência mundial na modalidade. A iniciativa, além de proporcionar a prática esportiva e a inclusão social para mais de mil jovens, atua também como um celeiro de talentos, revelando atletas que não apenas levam o nome da cidade para os quatro cantos do planeta, mas também defendem frequentemente as cores da Seleção Brasileira em competições internacionais. Os números falam por si: somente em 2024, a equipe já acumula 131 medalhas, sendo 68 de ouro, 41 de prata e 22 de bronze.
Equipe da Ginástica de Trampolim da cidade é destaque internacional da categoria – Foto: Luci Sallum/PMC
Outro exemplo que reforça o potencial da cidade nos esportes alternativos é o “Eldorado Vipers”, uma equipe do Projeto de Hóquei Inline, também apoiado pela Prefeitura. No fim de outubro, o time feminino obteve o vice-campeonato brasileiro de hóquei no gelo, disputado em São Paulo, provando, mais uma vez, que o talento local transcende modalidades. A equipe treina no Ginásio Califórnia, que está passando por reformas para se tornar um centro de referência em infraestrutura esportiva e voltar a sediar eventos de caráter nacional, sobretudo de hóquei inline.
O potencial esportivo de Contagem não se limita aos projetos sociais que movimentam o dia a dia da cidade, mas se estende aos eventos que o município sediou nos últimos anos. Um exemplo é o Kmon Ride, um festival de esportes radicais que já foi realizado duas vezes no Parque Fernão Dias, reunindo atletas de diversas modalidades, como duathlon (corrida e bicicleta), mountain bike, trail run (corrida em trilha) e escalada infantil. As edições do evento contaram com a participação de mais de 1.500 atletas, destacando o potencial da cidade para os adeptos de esportes de adrenalina e aventura.
Atletas de todo o país participaram das duas edições do Kmon Ride em Contagem – Foto: Fábio Silva/PMC
O município também sediou grandes campeonatos de artes marciais. Em novembro de 2023, o Ginásio do Tropical foi a casa da Copa BJJ Kids Contagem, torneio de jiu-jitsu voltado para o público infantil, que atraiu cerca de 1.500 espectadores e 600 atletas. Já em junho deste ano, o Ginásio Poliesportivo do Riacho foi palco do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que recebeu mais de mil espectadores e contou com a participação de 460 atletas de todo o Brasil, reforçando a capacidade da cidade de organizar eventos de grande porte e oferecer uma infraestrutura de qualidade.
Contagem foi palco de torneios de artes marciais – Foto: Ronnie Von/PMC
Em meio ao crescente destaque de Contagem no cenário esportivo, a secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura para o crescimento dos esportes alternativos na cidade. “O avanço desses esportes em Contagem reflete nosso compromisso com a inclusão e com o desenvolvimento de talentos, promovendo a diversidade e a excelência em cada modalidade. A cidade se torna, assim, um berço de conquistas, proporcionando aos nossos jovens oportunidades de crescimento e colocando Contagem em evidência no cenário esportivo nacional e internacional”, afirmou.