Com apoio da Prefeitura, Contagem desponta como referência em esportes alternativos

Com apoio da Prefeitura, Contagem desponta como referência em esportes alternativos

Contagem tem se consolidado como um centro de referência em esportes alternativos, destacando-se tanto pelos projetos oferecidos e apoiados pela Prefeitura, quanto pela capacidade de sediar eventos de grande relevância. A cidade vem se tornando um modelo a ser seguido, refletindo o impacto positivo do esporte na inclusão social, na revelação de talentos e na promoção da saúde e bem-estar.

Um dos exemplos desse sucesso é o Projeto de Ginástica de Trampolim, oferecido pela Prefeitura em parceria com a Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem, que já se tornou referência mundial na modalidade. A iniciativa, além de proporcionar a prática esportiva e a inclusão social para mais de mil jovens, atua também como um celeiro de talentos, revelando atletas que não apenas levam o nome da cidade para os quatro cantos do planeta, mas também defendem frequentemente as cores da Seleção Brasileira em competições internacionais. Os números falam por si: somente em 2024, a equipe já acumula 131 medalhas, sendo 68 de ouro, 41 de prata e 22 de bronze.


Equipe da Ginástica de Trampolim da cidade é destaque internacional da categoria – Foto: Luci Sallum/PMC

Outro exemplo que reforça o potencial da cidade nos esportes alternativos é o “Eldorado Vipers”, uma equipe do Projeto de Hóquei Inline, também apoiado pela Prefeitura. No fim de outubro, o time feminino obteve o vice-campeonato brasileiro de hóquei no gelo, disputado em São Paulo, provando, mais uma vez, que o talento local transcende modalidades. A equipe treina no Ginásio Califórnia, que está passando por reformas para se tornar um centro de referência em infraestrutura esportiva e voltar a sediar eventos de caráter nacional, sobretudo de hóquei inline.

O potencial esportivo de Contagem não se limita aos projetos sociais que movimentam o dia a dia da cidade, mas se estende aos eventos que o município sediou nos últimos anos. Um exemplo é o Kmon Ride, um festival de esportes radicais que já foi realizado duas vezes no Parque Fernão Dias, reunindo atletas de diversas modalidades, como duathlon (corrida e bicicleta), mountain bike, trail run (corrida em trilha) e escalada infantil. As edições do evento contaram com a participação de mais de 1.500 atletas, destacando o potencial da cidade para os adeptos de esportes de adrenalina e aventura.


Atletas de todo o país participaram das duas edições do Kmon Ride em Contagem – Foto: Fábio Silva/PMC

O município também sediou grandes campeonatos de artes marciais. Em novembro de 2023, o Ginásio do Tropical foi a casa da Copa BJJ Kids Contagem, torneio de jiu-jitsu voltado para o público infantil, que atraiu cerca de 1.500 espectadores e 600 atletas. Já em junho deste ano, o Ginásio Poliesportivo do Riacho foi palco do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que recebeu mais de mil espectadores e contou com a participação de 460 atletas de todo o Brasil, reforçando a capacidade da cidade de organizar eventos de grande porte e oferecer uma infraestrutura de qualidade.


Contagem foi palco de torneios de artes marciais – Foto: Ronnie Von/PMC

Em meio ao crescente destaque de Contagem no cenário esportivo, a secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura para o crescimento dos esportes alternativos na cidade. “O avanço desses esportes em Contagem reflete nosso compromisso com a inclusão e com o desenvolvimento de talentos, promovendo a diversidade e a excelência em cada modalidade. A cidade se torna, assim, um berço de conquistas, proporcionando aos nossos jovens oportunidades de crescimento e colocando Contagem em evidência no cenário esportivo nacional e internacional”, afirmou.

Autor: estagiário Guilherme Faria, sob supervisão da jornalista Ana Paula Figueiredo / Foto em destaque: Gilmara Santos e Luiz Maia