Com um saldo de 5.000 novas vagas Contagem é líder na geração de empregos em Minas
Contagem assume destaque no cenário estadual e nacional em setembro, à frente, inclusive, de Belo Horizonte, se consolidando como um grande polo de geração de empregos e qualidade de vida no estado e no país
Contagem tem motivos para comemorar. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, a cidade liderou o cenário estadual na geração de empregos formais em setembro com 5.108 novos postos de trabalho, à frente, inclusive, de Belo Horizonte (4.712). Com um terço das contratações de Minas Gerais, a cidade se consolida como um polo atrativo para investimentos e oportunidades de carreira para a população local. Somente nessa sexta-feira (1º/11), 2.050 vagas ficaram disponíveis no site do Sine.
Esta conquista é reflexo de uma série de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento que visam deixar a cidade mais atrativa para o mercado privado e mais vantajosa para os moradores. A prefeita de Contagem, Marília Campos, celebrou os números e ressaltou o empenho da gestão para alcançar esses resultados.
“Seguimos firmes, construindo uma Contagem próspera, inclusiva e cheia de oportunidades para todas as pessoas. Com o empenho de todos e todas, nosso compromisso é fortalecer cada conquista e abrir novos caminhos para o desenvolvimento. Vamos, juntos, continuar fazendo de Contagem um lugar cada vez melhor para se viver e trabalhar”, destacou Marília.
Juliano Ribeiro e Paulo Maurício, respectivamente, são alguns dos moradores de Contagem que buscaram o Sine para conseguirem uma oportunidade no mercado de trabalho Fotos: Luci Sallum/PMC
Ela também reforçou que o resultado é reflexo da parceria entre investimentos públicos e privados, programas como o “Asfalto Novo”, que promove melhorias nas vias da cidade, tornando-a mais atraente para novas empresas. “Esses números mostram que Contagem é uma cidade mais agradável, porque aqui há investimento privado e, claro, investimento público. Hoje é motivo de comemorar, uma vez que Contagem está se transformando numa cidade com mais justiça social, principalmente, sendo referência na geração de emprego e de renda.”
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, este foco acaba criado oportunidades, principalmente para as que mais precisam. “Contagem tem números expressivos na geração de emprego com carteira assinada e um saldo de retenção que, somente em setembro, chegou a mais de 5 mil pessoas. Nosso grande desafio é aproximar as pessoas destas vagas, sejam aquelas que estão fora do mercado, situação de vulnerabilidade social, jovem aprendiz, primeiro emprego, chances essas que passam por investimentos públicos e proximidade com o empresariado”.
A subsecretaria de Trabalho e Renda, Mara de Castro, também celebrou os números, ressaltando que a cidade continua investindo em programas de capacitação e geração de receitas para a população. “Comemorar esses números é reconhecer como os investimentos em capacitação e geração de renda têm fortalecido Contagem. Qualificações, eventos e feiras movimentam a economia, retêm recursos e tornam a cidade mais atrativa para empresas. Esse crescimento reflete, diretamente, na prosperidade da cidade e em novas oportunidades para nossa população”.
Juliano Ribeiro de Paula, morador do Centro, obteve uma colocação recentemente por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e começará a trabalhar já na próxima semana. “O Sine disponibiliza até três cartas de encaminhamento. Organizei toda a documentação para concorrer às vagas oferecidas e, com a segunda carta que peguei, fui chamado no mesmo dia para uma entrevista. Fiz a entrevista na empresa, foi rápido, deu certo e já solicitaram os exames médicos e a documentação para eu já começar na próxima segunda-feira (4/11)”.
Já Paulo Maurício, 56, morador do Água Branca e caldeireiro, está em busca de uma nova oportunidade. Ele também recorreu ao Sine, onde pegou duas cartas de encaminhamento e se mostrou esperançoso. “Estou desempregado há pouco tempo e vim pegar duas cartas de encaminhamento para dar continuidade no processo. O próximo passo é conversar com as empresas e torcer para que dê certo, principalmente agora, no fim de ano. Passar esse Natal com dinheiro no bolso, comida no prato e carteira assinada, é muito importante para mim”.
Veja mais:
– Contagem ocupa 1º lugar na geração de empregos em Minas e 3º lugar entre as cidades do sudeste
– Sine Contagem bate 2.000 vagas para candidatos ao mercado de trabalho nessa quarta-feira (30/10)