Comissão de Saúde discute situação da Funed
Dificuldades administrativas da fundação e sua possível privatização serão debatidas nesta quarta-feira (9), em audiência pública
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discute, nesta quarta-feira (9/8/23), as dificuldades operacionais e administrativas enfrentadas pela gestão da Fundação Ezequiel Dias (Funed), assim como as motivações para uma possível privatização. A audiência pública será no Plenarinho I, a partir das 10 horas.
Fundada em 1907, a Funed é referência na pesquisa, no desenvolvimento e na produção de fármacos em Minas, sendo reconhecida em todo o País. Vinculada à Secretaria de Saúde, compõe o chamado Sistema de Saúde Pública do Estado, junto com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), a Fundação Hemominas e a Escola de Saúde Pública.
Na audiência, serão debatidas as causas da inoperância de algumas fábricas na Funed, como a fábrica de soros, fechada desde 2019, e quais as providências tomadas para a retomada das atividades.
Em pauta também estará a precariedade do orçamento da instituição, mesmo diante do volume de recursos arrecadados pelos contratos de fornecimento para o Ministério da Saúde.
O deputado Lucas Lasmar (Rede), que solicitou a audiência pública, destaca a urgência da discussão sobre os atuais problemas da Funed e a real necessidade de privatização da instituição.
Estão confirmadas as presenças do presidente da Funed, Felipe Attiê, do coordenador-geral de Serviços, Informação e Conectividade do Ministério da Saúde, Rodrigo Leite, e de representantes do Conselho Regional de Farmácia.