“Conecta Descubra Contagem” discute ações voltadas a jovens em vulnerabilidade
Encontro promoveu a troca de experiências de profissionais, empresas e organizações da sociedade civil ligadas ao bem-estar de jovens do município
O parque Gentil Diniz recebeu, na manhã desta quarta-feira (13/9), o primeiro encontro do Programa “Conecta Descubra Contagem”, que reuniu públicos variados que lidam com jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade. O motivo principal foi promover um intercâmbio de ideias entre agentes, para que experiências fossem discutidas e compartilhadas, a fim de se obter resultados ainda melhores em empresas e instituições, mudando a vida de muitas famílias.
“Contagem aderiu ao Programa ‘Conecta Descubra Contagem’, no final de 2022 e, desde então, está sendo construída uma interlocução com diversos setores e secretarias. Atualmente há um comitê interinstitucional que visa o bem-estar e a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, com acompanhamento e capacitação”, destacou a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro.
Desde que o programa foi iniciado, mais de 50 adolescentes e jovens já foram encaminhados para o mercado de trabalho. Desses, 16 estão na Prefeitura de Contagem e os demais em empresas, como MRV, VLI, Forno de Minas e Sae Tower.
De acordo com a subsecretária, a partir do momento que o programa foi iniciado, foram abertas conversas com diversas empresas, que já têm um histórico de trabalho social e, a partir daí, foi criado um fluxo para que adolescentes e jovens de Contagem tivessem oportunidades de serem inseridos no mercado de trabalho, possibilitando uma mudança na vida deles.
“São pessoas que, muitas vezes, não têm referência familiar, que não possuem cuidados básicos ou não têm uma noção social sobre um determinado tema. Isso impacta muito a vida de cada um pois não há um norte, um ponto de recomeço, um auxílio. A partir do momento que há a criação de um fluxo, com interlocuções e articulações promovidas pela Prefeitura junto às instituições e empresas, que resultam, posteriormente, em recrutamento, capacitação e indicação, uma nova realidade se forma”, acrescentou Mara.
Para a psicóloga Delzira de Oliveira Baldoino, referência técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), “o cuidado necessário é vital para o sucesso desses jovens, uma vez que estamos falando de uma oportunidade que pode mudar a vida de cada um. Quando eles percebem isso, há todo o amparo necessário para que esse caminho seja construído”, ressaltou ela, que elogiou a reunião e a troca de informações.
O Programa “Descubra!”
O Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais (Descubra!), surgiu em 2019 e tem como missão a promoção do acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional. Isso é possível por meio de adesão de empresas, entidades de qualificação profissional, órgãos públicos e organizações da sociedade civil que se disponham a colaborar. Além disso, é necessária uma articulação entre elas para que todo o processo seja executado com sucesso.
Dessa maneira, é possível criar não apenas uma grande rede, como também solidificar ações envolvendo pessoas em vulnerabilidade, muitas vezes, sendo a oportunidade do primeiro emprego e de renda e independência financeira futura.