Conscientização do respeito ao pedestre é tema da campanha educativa da Transcon em Janeiro
Caminhar é o meio de transporte mais comum do mundo e também o mais perigoso. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) os pedestres constituem 22% de todas as vítimas fatais no trânsito, no mundo inteiro.
E para conscientizar motoristas, motociclistas e ciclistas de que o pedestre tem prioridade no trânsito por ser mais vulnerável em caso de acidentes, a Transcon está lançando a campanha educativa “No trânsito, um segundo pode custar uma vida inteira”. A iniciativa vem acompanhada de ações na faixa de pedestre, realizadas pela Gerência de Educação para o trânsito, que buscam ampliar a discussão sobre o tema.
Além disso, para trazer mais acessibilidade e segurança para o pedestre em seu deslocamento, a Transcon implantou, em 2023, novas faixas de pedestres, travessias elevadas e semáforos com botoeiras. Sinalizações que organizam melhor o tráfego e podem reduzir consideravelmente o índice de acidentes. É o caso da travessia elevada, que pode reduzir até 40% dos acidentes com pedestres, de acordo com a Opas.
Atropelamentos, assim como outros acidentes de trânsito são evitáveis. O respeito às sinalizações pode ser a diferença entre voltar para casa, ou não. Respeite a faixa de pedestre.