Consórcios caem no gosto dos brasileiros
Especialista reforça a expressividade dessa modalidade de crédito cujo volume de negócios chegou a R$ 201,65 bilhões nos últimos sete meses, segundo a ABAC
O mercado de consórcios no Brasil tem mostrado um crescimento expressivo nos últimos anos, consolidando-se como uma alternativa atrativa para aquisição de bens e serviços, especialmente em um cenário econômico desafiador. De janeiro a julho deste ano, o volume de negócios nesse segmento atingiu R$ 201,65 bilhões, alta de 13,2% em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).
Para especialistas do setor, o consórcio – modalidade de crédito baseada na união de pessoas, físicas ou jurídicas -, não só tem fortalecido sua base tradicional (automóveis e imóveis), como também expandido sua presença em mercados diversificados, como serviços e bens de consumo. Para a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, esse aumento expressivo reflete a confiança dos consumidores em modelos de aquisição sem juros, tornando o consórcio uma opção viável em tempos de alta nas taxas de financiamento tradicionais.
“Observamos também que a flexibilidade no pagamento e a segurança jurídica oferecida pelo setor têm ampliado sua atratividade, permitindo aos consorciados uma melhor gestão financeira”, afirma.
Segundo Carolina, o consórcio é uma ferramenta de planejamento financeiro eficaz, especialmente em cenários de incerteza econômica. “É preciso ressaltar que no consórcio não há juros. A taxa de administração tem um valor fixo e que, na verdade, é diluído em todas as parcelas, deixando o produto bastante atrativo para o cooperado”, revela.
Outra vantagem relacionada à modalidade é a praticidade, de acordo com Carolina. “Contratar um consórcio costuma ser menos burocrático que no financiamento, já que a análise de crédito acontece apenas após a contemplação. Para melhorar, não há a cobrança de entrada, o que costuma acontecer no financiamento”, afirma.
A especialista ressalta que, a Unicred tem investido em campanhas cada vez mais atrativas para seus cooperados. “O consórcio de imóveis, por exemplo, está com taxa de 11% até o final de outubro, para cartas de R$600 mil a R$1.2 milhão”, completa. Sobre os lances, ela explica que são formas estratégicas para acelerar a contemplação em um consórcio, permitindo ao participante antecipar a aquisição do bem.
Há três modalidades de lances: o Lance Livre, que permite ao consorciado definir o percentual a ser ofertado, limitado ao saldo devedor da cota e às regras do grupo; o Lance Fixo de 25%; e o Lance Fixo de 50%. Nas opções de lances fixos, nossos cooperados concorrem com os demais participantes que ofertaram o percentual exato, seja 25% ou 50%. Em todas as modalidades de lance, é possível utilizar o Lance Embutido, que permite o uso de até 25% do valor da carta de crédito para pagar o lance, sendo esse valor descontado da própria carta.
Carolina explica também que, nas assembleias mensais, realizadas com base na extração da Loteria Federal, um consorciado é contemplado por sorteio, outro por desistência de cota, e os demais através de lances.