Contagem gerou segundo maior saldo de empregos formais de Minas Gerais em 2024
Contagem avança ainda mais com uma economia forte e com oportunidades para todos. O município registrou inédito segundo maior saldo de empregos formais de Minas Gerais de janeiro a outubro de 2024 (11.066), segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Esse valor recorde é quase o dobro do saldo de 7.528 empregos formais registrado em 2023. Na série histórica de janeiro de 2021 a outubro 2024, esse número chega a 37.257, mostra de um trabalho administrativo de sucesso, que tem atraindo investimentos, dado apoio à expansão de empresas já instaladas no município, gerando empregos, renda e oportunidades. A política de atração de R$10,5 bilhões de investimentos privados implementada pela Prefeitura de Contagem tem relevante participação nesse resultado.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, destacou que “a exemplo dos projetos que já estão operando em Contagem e contribuem para esse saldo inédito, há outros de médio e grande porte, que têm sido atraídos para o município e que ainda se encontram em fase de obras e implantação”. “Quando iniciarem suas operações, a partir de 2025, criarão um movimento expressivo de novos empregos e aquecerão ainda mais as cadeias produtivas locais, fortalecendo as empresas já existentes e motivando a abertura de outras novas”, disse.
Além do saldo inédito de empregos formais gerados e do volume expressivo de investimentos privados confirmados, acrescenta-se o consistente crescimento da balança comercial nos últimos 4 anos, totalizando US$ 4.882.581.924 até o mês de novembro desse ano, assim como o saldo positivo de 32.366 empresas constituídas de janeiro de 2021 a outubro de 2024.
“Nos últimos anos Contagem se reposicionou, inclusive de forma internacional, o que já vem gerando resultados concretos e abrindo novas perspectivas ainda mais promissoras para o futuro do município”, ressaltou René.
“O desenvolvimento econômico promovido pela atual gestão aquece a demanda produtos e serviços, se revertendo no fortalecimento das cadeias produtivas, que reúnem tanto as empresas líderes mundiais, âncoras do nosso mercado, como milhares de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs)”, falou o secretário.
René, por fim, afirmou que “consequentemente, gera-se mais oportunidades de trabalho e renda, contribuindo de forma relevante para a arrecadação do município. Por sua vez, isso possibilita que a Prefeitura possa qualificar e ampliar cada vez mais os serviços e investimentos, contribuindo de forma decisiva para a melhoria da qualidade de vida de toda a população”.
Serviço: Atendimento a Empresas Constituídas em Contagem