Contagem lança “Disque Denúncia” para furtos de cabos e fios de energia e telefonia

Contagem lança  “Disque Denúncia” para furtos de cabos e fios de energia e telefonia

Números de vandalismo e de furtos de fios caem na cidade devido ações integradas de policiamento

Para combater o vandalismo nos equipamentos públicos municipais e furtos de cabos de energia e de telefonia no município, a Prefeitura de Contagem vai lançar o “Disque Denúncia”, nesta sexta-feira (10/2), às 10h, no auditório da Sede Administrativa, na praça Presidente Tancredo Neves, 200, bairro Camilo Alves.
O novo canal  – Disque Denúncia – 31 97306-4423 (WhatsApp) 24 horas –  foi criado, principalmente, para coibir furtos, além da receptação de fios e cabos de energia e telefonia. A denúncia poderá ser feita de forma anônima, incluindo o envio de vídeos, áudios, fotos e imagens.
A criação do “Disque Denúncia” vai possibilitar que a população denuncie e fotografe/filme situações de furto de cabos para atuação das forças de segurança no município.
Desde 2021, a  Guarda Civil também intensificou a ação preventiva no policiamento dos equipamentos públicos, que estavam totalmente abandonados e negligenciados, o que resultou numa queda do número de furtos nestes espaços.
Segundo o comandante da Guarda Civil de Contagem, Wedisson Luiz da Silva, “a iniciativa visa melhorar e ampliar o atendimento de denúncias e a investigação destes tipos de  crimes. “O novo canal vai atuar coibindo o furto, pois incentiva a denúncia anônima, além do envio rápido de material que servirá de prova e identificação dos envolvidos”, explica.
“Com a agilidade da denúncia por WhatsApp, o guarda civil se depara com alguém em flagrante, prende o autor, apreende o material, e finaliza ocorrência na delegacia para providências da Polícia Civil”, pontua Wedisson.
Segundo dados da Guarda Civil de Contagem, entre janeiro e dezembro de 2021, foram registradas  74 ocorrências de furtos de fios, sendo 15 registros de prisão em flagrante pelos agentes da Guarda, em sua maioria ocorridos no Museu do Trabalhador.
Já em 2022, entre janeiro a novembro, foi registrada uma queda no número de ocorrências, com 38% de furtos de fios e vandalização da rede elétrica no município. Neste período, a região Eldorado teve um destaque maior com dez ocorrências de prisão. A maioria das ações foram ocorridas no Museu do Trabalhador.
Grupo de Trabalho atua de forma integrada
De acordo com o comandante da Guarda, a queda nos números de ocorrências nos equipamentos públicos da cidade se deve à implementação do Plano de Reocupação do Museu do Trabalhador e às ações conjuntas integradas de policiamento no município.
O comandante completa que, em setembro de 2022, a Prefeitura criou um Grupo de Trabalho – GT,  com o objetivo de atuar, preventivamente, e de ser uma força-tarefa no combate aos furtos de cabos e fios de metal, visando atingir o núcleo que age comprando os fios furtados.
O Grupo de Trabalho é composto pela Secretaria Municipal de Defesa Social, Guarda Civil de Contagem, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Estadual de Fazenda, Ministério Público de Minas Gerais, Polícia Civil e Polícia Militar. Até o momento já foram realizadas seis reuniões e uma operação conjunta.
Importante
O trabalho de segurança preventiva e de policiamento da Guarda Civil se dá, prioritariamente, nos equipamentos e patrimônio público municipal. Além desta ação de segurança direcionada para o público, a Guarda Civil também atua em espaços públicos, como praças, vias e avenidas da cidade.
O telefone 153 da Guarda Civil de Contagem (ligação) continuará funcionando. Por este número, a denúncia também pode ser feita de forma anônima. O atendimento é 24h, tanto via WhatsApp quanto pelo 153.
O comandante Wedisson Luiz da Silva destaca que os trotes prejudicam o trabalho da Guarda Civil e da polícia. A comunicação falsa de crime tem punição prevista no código penal no artigo 340.