Contagem promove Maio Antimanicomial para conscientizar sobre a saúde mental
Para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde – SMS, preparou uma programação especial ao longo da semana. Os eventos reforçam o cuidado com a saúde mental de forma mais humanizada e visam o fortalecimento do movimento.
Nesta segunda-feira (16/5), gestores participaram da abertura da instalação “Dia Nacional da Luta Antimanicomial”, no hall da Prefeitura. A exposição tem como objetivo provocar reflexão sobre as vidas que foram encarceradas e esquecidas, contrapondo com a beleza e delicadeza do cuidado em liberdade.
Durante a abertura, a diretora de Saúde Mental da SMS, Bárbara Ferreira, disse que a iniciativa é mais uma forma de resistência, que visa trazer conscientização para a população. Ela ainda afirmou, que apesar da luta antimanicomial ser celebrada no dia 18 de maio, a data deve ser vivida e lembrada todos os dias.
“É com muita alegria que estamos aqui comemorando o 18 de maio. A gente propôs o Maio Antimanicomial em Contagem, com diversas programações para os trabalhadores e usuários. Mas hoje, especialmente, estamos aqui no hall da Prefeitura, com essa instalação que marca todo percurso e a trajetória histórica da reforma psiquiátrica antimanicomial. É um convite à reflexão, sensibilização, para essa luta que acontece todo dia”, destacou a diretora de Saúde Mental.
O secretário de Saúde, Fabrício Simões, também presente na abertura, afirmou o compromisso com a saúde mental de Contagem. “Quero começar agradecendo aos nossos servidores da rede de atenção e aos nossos usuários. Como responsável pela Saúde do município, sei do débito que tenho com vocês de estrutura física, mas temos trabalhado intensamente para que isso seja resolvido o mais rápido possível. Nós temos bons indicadores daqui para frente de que vamos conseguir superar e entregar a saúde mental que vocês merecem”, destacou o secretário.
Fabrício Simões também destacou que é fundamental lembrar às pessoas o tempo inteiro sobre a luta antimanicomial. “Nós sabemos o tanto de variáveis envolvidas, a relação da família com os pacientes, a compreensão do que é uma condição na área da saúde mental, a dificuldade que todos têm. Por isso, é fundamental que a gente consiga expulsar de vez essa discussão de prender as pessoas”, afirmou.
O usuário da Rede de Atenção Psicossocial – Raps Contagem, Nazir Elias Ribeiro, contou que gostou muito da exposição e da programação do Maio Antimanicomial. “Estou achando a semana antimanicomial muito importante para nós que saímos do manicômio. E quero dizer que ninguém merece ser preso, tirando sua liberdade. Gostei muito da exposição”.
Também participaram da ação, a superintendente de Atenção Especializada, Julia Diniz, a artista/oficineira do Caps Eldorado, Bárbara Buzzati, e usuários da Rede de Atenção Psicossocial – Raps de Contagem.
A instalação estará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 25/5.
Programação do Maio Antimanicomial:
17/5
-
Café em Liberdade – CAPS AD
18/5
-
Sarau para SarAt-te: cuidando da alma para seguir a luta! – Parque Ecológico do Eldorado;
-
“Abraçaço” na RAPS;
-
Participação no Cortejo Antimanicomial “Desmascarando a hipocrisia: loucura é verso, e liberdade, é poesia”.
19/5
-
Colagem de lambes antimanicomiais – CAPS III Sede
20/5
-
Exibição de documentário
- Dia de cinema – Big Shopping
25/5
- Dia de cinema – Big Shopping
CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:
https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/sets/72177720299004673/with/52078465945/