Contagem se destaca na microrregional dos Jogos Escolares e leva sete escolas para a próxima fase

Contagem se destaca na microrregional dos Jogos Escolares e leva sete escolas para a próxima fase

O município de Contagem foi destaque dentre as 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado, na fase Microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais – Jemg 2022. Sete escolas, entre municipais e particulares, passaram para a etapa Regional, com estudantes que representaram bem a cidade em diversas modalidades da competição. São elas: E.M. Francisco Sales da Silva Diniz, IEC- Unidade Inconfidentes, Colégio Santo Agostinho, Instituto Educacional Novos Tempos, E.M. Heitor Villa Lobos, E.M. Carlos Drummond de Andrade e E.M. Sócrates Mariani Bittencourt. As disputas ocorrerão em Pará de Minas, entre os dias 27/6 e 3/7.

“Estou muito satisfeito com o desempenho das equipes de Contagem na etapa Microrregional, pois conseguimos classificar sete equipes nas modalidades coletivas para etapa Regional, e um desempenho nunca antes alcançado no xadrez. Isto graças ao empenho dos nossos alunos/atletas, professores e dirigentes escolares. E mais importante do que o resultado é a volta do Jemg, após dois anos de paralisação em função da pandemia da COVID-19. Então, quero aproveitar para parabenizá-los em nome de toda Prefeitura, por representar tão bem nosso município”, disse o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Rubens Macedo.

A etapa regional acontece em seis municípios do Estado, com as competições de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. Nela, disputam as escolas inscritas das seis cidades-sede, além das equipes vencedoras da etapa Microrregional, nas modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol), e os quatro primeiros estudantes-atletas colocados, em cada módulo e naipe, na modalidade de xadrez.
foto 1_secretaria de Esporte

Foto: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude/PMC

Classificada para a próxima fase com o time de futsal feminino Módulo I, da escola E.M. Francisco Sales da Silva Diniz, a estudante Isabella Vitoria Pereira Dias compartilhou sobre como foi participar dos Jemg pela escola. “Foi uma experiência muito boa. Eu não gostava muito de futsal, mas depois que comecei a treinar e participar dos jogos, tomei muito gosto pela modalidade. Hoje em dia, o futebol é meu esporte favorito e meu sonho é ser jogadora quando crescer. Esses jogos estão sendo uma oportunidade para mim e para todas as meninas do meu time. É uma honra participar, pois é uma experiência incrível”, contou a estudante de 13 anos.

Outra atleta que também ficou satisfeita com a classificação foi Alanna Thávine Rodrigues da Silva. “Esse campeonato superou as minhas expectativas e foi muito bem organizado. O Jemg é muito importante na vida de qualquer estudante atleta, pois proporciona novas oportunidades para aqueles que se dedicam. E devido aos muitos treinos e determinação, o nosso time foi campeão do futsal (microrregional) feminino de 2022, do Módulo I, termos na nossa equipe uma goleira destaque e a artilheira de todo o campeonato”, contou.

Jemg_raquel Lopes 1Foto: Raquel Lopes/PMC

Carlos Augusto Diniz é professor do Instituto Educacional Novos Tempos há 18 anos e participou de todas as edições do Jemg. “A educação vinculada com o esporte é sempre muito importante. E neste ano, ainda mais, por causa da volta dos jogos após ficarmos 2 anos sem essa competição em decorrência da pandemia. E esse tipo de evento só tem a contribuir, tanto na formação como ser humano, quanto na de estudante ao desenvolver intelectualmente”, acredita ele, que também é técnico da equipe de handebol masculino da escola.

Confira a lista dos classificados para regional:
Lista-de-Classificados-JEMG-2022-SRE-Metropolitana-B1.pdf

Autor: Raquel Lopes