Cozinha industrial comunitária ajudará empreendedores culinários em Contagem

Cozinha industrial comunitária ajudará empreendedores culinários em Contagem

A iniciativa do Instituto O Grito e Favela 3D funcionará como uma incubadora de negócios por meio de um serviço de buffet, que agrupará serviços de empreendedores locais

O Instituto O Grito através, do Programa Favela 3D, inaugurou a primeira cozinha comunitária industrial dos territórios do Jardim Alvorada e Soares, em Ribeirão das Neves e limítrofe a Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, que funcionará como uma incubadora de negócios culinários para o território e comunidades vizinhas. A cozinha é equipada com fogão, fritadeira e freezers de última geração, e ocupa uma área com balcões, armários e pia.
Junto com ela, O Grito irá desenvolver serviço de buffet, no modelo de catering, um dos primeiros em formato social em Ribeirão das Neves, que funcionará como uma incubadora de oportunidades para empreendedores da comunidade que hoje produzem e vendem salgados e doces, que trabalham como garçons ou em outras atividades desse tipo de operação. Será possível encomendar serviços variados da iniciativa para fornecer alimentação para festas de casamentos, aniversários, formaturas e comemorações diversas.
A cozinha também oferecerá treinamento e qualificação em gastronomia para a comunidade do entorno da instituição, com uma equipe de apoio no comando dos cursos, que poderão reunir entre 12 e 20 alunos por turma, podendo formar até 150 pessoas por ano e oferecer alimentação para as mais de 500 crianças e adolescentes atendidas hoje pelos projetos sociais e educativos do Instituto O Grito, que se dedica a criar jornadas de transformação de vidas e ecoar vozes nas localidades em que atua.
“Essa iniciativa vai potencializar a voz e a identidade cultural local, vai criar oportunidades econômicas e promover o empoderamento da comunidade”, diz Léo Martins, CEO d’O Grito, entidade que se dedica ao combate à pobreza com a criação de oportunidades e jornadas de transformação social nas localidades em que atua. Os empreendedores que atuarão na cozinha comunitária, por exemplo, poderão contar com suporte de cursos de gestão oferecidos por meio de parceria entre O Grito e o SEBRAE.
A iniciativa conta com o apoio do projeto “Cozinhas Comunitárias” da Citi Foundation, governo de Minas Gerais, da prefeitura de Ribeirão das Neves, da Gerando Falcões, da Terrapilheira e de parceiros como Banco BMG, Instituto Marina e Flávio Guimarães, Sada Transportes, Vinland Capital, Amanco Wavin, que são apoiadores do Programa Favela 3D, além de outras instituições parceiras. O evento de inauguração ocorreu no último sábado, na sede do Instituto O Grito, e contou com as presenças da secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Maria Gláucia Brandão, do secretário de Planejamento e Urbanismo, Marcílio Rodrigues de Sousa, além do fundador da Serapilheira, Gyan de Bonis.
Sobre o Instituto O Grito

Fundado em 2016 em Ribeirão das Neves, o instituto promove cursos profissionalizantes, atividades esportivas para jovens, atendimento socioemocional para famílias e aconselhamento de carreira por meio de iniciativas como o Inclusão Produtiva, Polo Esportivo Cultural (PEC) e Programa Socioemocional. Em 2024, o Instituto O Grito recebeu o selo de transparência para ONGs, ressaltando que a instituição atende a todos os critérios de transparência exigidos pelo mercado.
Sobre o Favela 3D

Iniciativa dedicada a transformar territórios de vulnerabilidade em espaços de dignidade, desenvolvendo soluções que geram impacto positivo e permanente nas comunidades, o programa Favela 3D – Digital, Digna e Desenvolvida, desenvolvido pela Gerando Falcões, tem a missão de acabar com a pobreza no Brasil e surge como uma solução de tecnologia social para superar a pobreza em territórios vulneráveis.  
Serviço:
Cozinha industrial comunitária ajudará empreendedores culinários em Ribeirão das Neves e Contagem
Instituto O Grito

Rua Serro, nº 52, Bairro Jardim Alvorada,

Ribeirão das Neves, MG.

Para saber mais, acesse: O Grito