Desocupação e demais indicadores se mantêm estáveis em Minas Gerais no 3º trimestre de 2024

Desocupação e demais indicadores se mantêm estáveis em Minas Gerais no 3º trimestre de 2024

• Taxa de desocupação no estado foi estimada em 5,0%, número menor que o registrado no país (6,4%);   

• Resultado em Minas Gerais segue tendência de estabilidade na taxa de desocupação, registrada em 20 unidades da federação; nas outras 7 e na média nacional, houve queda nesse indicador. 

A taxa de desocupação em Minas Gerais foi estimada em 5,0% no terceiro trimestre de 2024, não apresentando variação estatisticamente significativa em relação ao trimestre anterior, período em que foi estimada em 5,3%. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, quando ficou em 6,0%, apresentou queda de 1,0 ponto percentual (p.p.). A capital mineira, Belo Horizonte, apresentou taxa de desocupação de 6,2% no terceiro trimestre de 2024, não apresentando variação estatisticamente significativa em relação ao trimestre anterior, período em que foi estimada em 6,1%, e queda de 1,9 ponto percentual (p.p.) na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, quando ficou em 8,1%. Já no Brasil, a taxa de desocupação foi de 6,4%, o que representa uma queda de 0,5 ponto percentual (p.p.) em relação ao segundo trimestre de 2024 e queda de 1,3 ponto percentual (p.p.) frente ao terceiro trimestre de 2023. Com esses resultados, a taxa de desocupação em Minas Gerais permanece abaixo da taxa estimada para o Brasil. Para conhecer os resultados dos outros indicadores do mercado de trabalho mineiro, confira o informativo anexo; dados nacionais podem ser consultados aqui.
Legenda da foto em destaque: a população ocupada no país, no terceiro trimestre de 2024, foi estimada em 103,0 milhões de pessoas – Foto: Acervo IBGE
Fonte: www.ibge.gov.br