Dia dos Avós: medidas preventivas são essenciais para evitar quedas

Dia dos Avós: medidas preventivas são essenciais para evitar quedas

Médico fisiatra alerta sobre a gravidade dos tombos e dá dicas para evitar incidentes em casa, onde ocorrem com mais frequência

O Dia dos Avós, celebrado nesta sexta-feira, dia 26, é um momento importante para reforçar a atenção e os cuidados com esses entes especiais, sobretudo em relação aos riscos de quedas, que é um problema grave no Brasil. Dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2022, revelaram que 40% das pessoas, com 80 anos ou mais, caem todos os anos.

Diante desse cenário, especialistas alertam para a importância de medidas preventivas e cuidados contínuos para evitar acidentes que podem resultar em fraturas e outras complicações sérias.

De acordo com o médico fisiatra Ricardo Diaz Savoldelli, que é coordenador nacional de reabilitação e transição de cuidados da Versania Brasil, empresa da área da saúde e que integra a multinacional espanhola Keralty, as quedas dos idosos são mais frequentes dentro de suas próprias casas, onde se sentem mais seguros.

O médico ressalta que, após esse tipo de situação, é importante que o idoso procure atendimento médico, mesmo que não haja ferimentos aparentes. Isso porque quedas repetidas podem causar desde sequelas leves até mesmo a morte. “Esse cenário pode ser evitado com algumas precauções”, destaca. Ele sugere a realização de atividades físicas, remoção de tapetes, a substituição de chinelos de dedos, que aumentam o risco de escorregões, por calçados fechados, não deixar o piso molhado e fazer o recolhimento de brinquedos e objetos que ficam espalhados pelo chão.

Segundo o fisiatra, a conscientização sobre o risco contínuo é fundamental. “Os idosos, muitas vezes não querem dar trabalho aos familiares, escondem que caíram, o que pode ser perigoso”. Nesse caso, ele orienta aos familiares observarem sempre o comportamento de seus entes queridos e perguntarem, semanalmente, se estão bem e se tiveram algum tipo de queda.

As quedas podem levar a internações hospitalares e cirurgias, além de danos como traumatismo craniano, fratura de outros ossos da coluna, do punho, da face.

Reabilitação

A reabilitação é fundamental na prevenção e recuperação dos idosos após uma queda. No entanto, muitos deles são resistentes ao tratamento. Nesse caso, Savoldelli diz que o papel dos profissionais da saúde é muito importante no processo. “A equipe tem de tornar a reabilitação atrativa e ter uma abordagem diferente junto a eles para adaptar os exercícios de acordo com as preferências e as necessidades dos pacientes. Para que possam aderir ao tratamento, o paciente e a família precisam participar ativamente de todo o processo”, ressalta.

Sobre a Versania

A Versania Brasil – empresa da multinacional espanhola Keralty -, conta com unidades em São Paulo, Santo André (SP), Curitiba (PR) e Belo Horizonte, onde inaugurou, em 2023, uma clínica especializada em reabilitação (Transição de Cuidados) e cuidados paliativos (Hospice), que está localizada no bairro Santa Lúcia. O espaço conta com certificação internacional de qualidade e segurança do paciente.