Dia dos Pais: itens consumidos na data tiveram aumento de até 69%

Dia dos Pais: itens consumidos na data tiveram aumento de até 69%

No próximo domingo, 11 de agosto, será Dia dos Pais. A data é uma das mais importantes para a comércio, junto a comemorações como o Dia das Mães, Namorados e Natal. Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mais de 110 milhões de brasileiros devem comprar algum presente para os pais, movimentando R$ 25 bilhões na economia nacional.
A CNDL também pesquisou os itens que devem ser os mais comprados: 47% dos consumidores pretendem presentear os pais com roupas, 35% darão perfumes e cosméticos como presente; e em terceiro lugar, 27% dos pais devem ganhar calçados.
A economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich, pesquisou a inflação acumulada dos últimos 12 meses até junho de 2024, calculada pelo IBGE: a análise da docente inclui alimentos para churrasco, carnes, bebidas alcoólicas, presentes e entretenimento; e revela mudanças significativas nos preços de produtos e serviços populares no Dia dos Pais em todo o Brasil.
“Os consumidores que se programam e buscam economizar na compra, costumam optar pelas compras online. Já quem opta por compras em lojas físicas pode encarar pequenas variações no preço, sobretudo se deixar a compra para a última hora”, alerta a economista da FECAP.
Confira, a seguir, a inflação acumulada nacionalmente no último ano nos principais item consumidos no Dia dos Pais:
Alimentos e bebidas
Os itens básicos para um churrasco mostraram variações consideráveis na inflação. O arroz teve um aumento de 30,13%, a batata-inglesa subiu 69,90%, o tomate aumentou 19,98%, e a cenoura registrou uma inflação de 27,13%.
A cerveja, bebida tradicional nos churrascos, apresentou um aumento de 5,96%, enquanto outras bebidas alcoólicas subiram ainda mais, registrando um aumento de 11,14%.
As carnes, que são essenciais para o churrasco, tiveram uma deflação significativa. O contrafilé caiu 5,64%, a alcatra teve uma redução de 6,67%, e a picanha diminuiu 4,99%.
Para quem prefere celebrar fora de casa, a alimentação fora do domicílio teve uma inflação de 4,24%.
Presentes e entretenimento
Os preços dos presentes e das opções de entretenimento também apresentaram variações. Os aparelhos eletroeletrônicos tiveram uma deflação de 0,90%. As roupas masculinas subiram 2,96%, sapatos masculinos aumentaram 1,99%, e relógios de pulso tiveram uma inflação de 1,94%. Perfumes subiram 3,28%. Já as saídas para cinema, teatro e concertos registraram um aumento de 4,23%.
São Paulo têm variações em comparação à média nacional
Em São Paulo, as variações de preços mostraram algumas diferenças em relação à média nacional: arroz: 30,92%; batata-inglesa: 65,42%; tomate: 26,11%; cenoura: 28,79%; contrafilé: -6,33%; alcatra: -9,44%; cerveja: 6,80%; aparelhos eletroeletrônicos: 1,03%; roupas masculinas: 1,42%; sapatos masculinos: -1,30%; relógios de pulso: 4,55%; perfumes: 6,65%; alimentação fora do domicílio: 3,99%; cinema, teatro e concertos: 6,79%.
Dicas para economizar
A professora Nadja elenca, ainda, dicas para auxiliar o consumidor a economizar na hora de presentear.
1. Planeje com antecedência: comprar presentes e organizar a celebração do Dia dos Pais com antecedência pode ajudar a evitar os aumentos de preços de última hora;

2. Busque promoções: fique atento às promoções e descontos, especialmente em lojas online, que frequentemente oferecem preços competitivos;

3. Presentes alternativos: considere presentes alternativos e personalizados, como artesanatos, experiências, ou até mesmo um dia especial com atividades que seu pai goste;

4. Economize no churrasco: substituir carnes mais caras por cortes alternativos e aproveitar ofertas em bebidas pode reduzir os custos;

5. Comemorações em casa: optar por um churrasco ou jantar em casa pode ser mais econômico e igualmente especial.
A especialista: Nadja Heiderich é Doutora em Ciências (Economia Aplicada) na Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2012). Graduada em Ciências Econômicas pela FECAP (2008). É professora no Centro Universitário FECAP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, modelagem matemática, logística, agronegócio.

 


Sobre a FECAP

FECAP, localizada na Liberdade, região central da capital paulista. Foto: Divulgação.

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres. Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.