Dia Mundial da Água é tema de oficina interativa para crianças no Espaço do Conhecimento UFMG
Atividade gratuita convida os cientistas mirins a conhecerem os fenômenos físicos que envolvem a água por meio de experimentos práticos
Em 22 de março, todo o globo se junta para celebrar o Dia Mundial da Água. Nos espaços de cultura e fomento da ciência, é um momento oportuno para impulsionar a conscientização a respeito do bem natural mais precioso da humanidade, especialmente para o público infantil. Segundo o relatório de 2023 da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Brasil pode perder 40% de disponibilidade de água até 2040. Com o objetivo de fomentar no público infantil um espírito curioso, indagador e protetor em relação à natureza que os cerca, o Espaço do Conhecimento UFMG promove a oficina Eu quero saber sobre: a água, a ser realizada no dia 15 de março, sábado, às 15h.
A atividade será dividida em três momentos, cada um deles relativo a um experimento científico que tem a água como elemento central. No primeiro deles, as crianças poderão conhecer o conceito de “densidade”, em uma conversa com educadores do museu sobre sua influência no cotidiano e por meio de um experimento com líquidos de diferentes densidades. Em seguida, um jogo de “afunda ou boia” convida os pequenos cientistas a explorarem o conceito de forma divertida e interativa. Para completar o conjunto de experiências, eles poderão recriar os fenômenos de refração da luz que geram a coloração azulada do céu.
Para participar, é necessário retirar bilhetes gratuitos presencialmente no dia da atividade, a partir das 13h. Serão disponibilizadas 15 vagas, preenchidas mediante ordem de chegada. Confira a programação completa do Espaço do Conhecimento UFMG em www.ufmg.br/espacodoconhecimento/acontece/programacao/.