Em abril, Divino Fogão inaugura restaurante em Contagem

Operações reforçam o plano de expansão da rede, que amplia presença nas regiões Sul e Sudeste do país
São Paulo (SP), abril de 2025: Referência consolidada no setor de alimentação, o Divino Fogão tem como meta alcançar a marca de 300 restaurantes no Brasil até 2027, fortalecendo sua atuação nas mais diversas cidades. Alinhada a essa estratégia de expansão, a rede, conhecida pela sua culinária típica da fazenda, inaugura duas unidades em abril, localizadas em shopping centers nas regiões Sul e Sudeste. Atualmente, a franquia contabiliza mais de 220 pontos de venda em operação.
A estratégia de ampliar a presença da marca visa os bons números do mercado de franquias. Segundo a pesquisa de desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising nacional conquistou um crescimento nominal de 13,5% em 2024, o equivalente a R$ 273 bilhões. Entre os três segmentos que mais cresceram está o de Alimentação Foodservice, com um incremento de 16,1%. Dentre os fatores que levaram a estes resultados, há o movimento contínuo de retorno ao trabalho presencial, que deve perdurar pelos próximos anos. Outro fator está relacionado ao aumento da massa salarial e ao volume de pessoas empregadas, favorecendo as refeições fora do lar e os pedidos via delivery, além do consumo de produtos de maior valor agregado.
O novo restaurante da região Sul inaugurou na cidade de Londrina (PR). Localizada no Boulevard Londrina, a loja é operada pela franqueada Suilene Rocha Baute. Esta é a sexta unidade no estado paranaense. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de serviços tem sido um dos pilares da economia londrinense, abrangendo áreas como comércio, saúde e educação, representando 77,8% da formação do PIB (Produto Interno Bruto) e gerando novos empregos.
Já a inauguração na região Sudeste foi em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Atualmente, são 13 operações da rede no estado mineiro. O novo restaurante será implantado no Só Marcas Outlet e terá o administrador e jornalista Cassius Marcellus, de 53 anos, à frente do negócio. Ele conta que estava em busca de novos investimentos e durante as pesquisas conheceu o Divino Fogão. Juntamente com a esposa Flávia de Souza Aguiar, que era proprietária de uma escola de balé na cidade e administra a unidade do Divino Fogão Viashopping BH, optaram pelo mercado de franquias e uniram uma paixão, que é a culinária, com o novo empreendimento.
“Para mim, o principal diferencial do restaurante e de toda rede é a qualidade da comida, sempre fresquinha e variada, para que o cliente possa diversificar as refeições. Já fiz muitos cursos sobre gastronomia e gestão, pois gosto dessa parte relacionada à mudança de perfil e comportamento do consumidor. Assim, conseguimos traçar estratégias eficazes para atender esse tipo de necessidade de forma constante. Conhecendo o potencial da marca, nossa vontade é crescer o negócio e, se possível, ser uma das maiores operações futuramente”, ressalta o franqueado Cassius Marcellus.
O Divino Fogão oferece um cardápio variado com cerca de 32 pratos quentes e 15 opções de saladas diferentes todos os dias, além de diversos tipos de carnes, frango e peixes grelhados, e várias opções de sobremesas. Os restaurantes da marca estão localizados nos principais shopping centers do Brasil e as principais receitas podem ser encontradas também na plataforma de delivery. Para ter uma franquia da rede, o investimento inicial é a partir de R$ 1 milhão, com prazo de retorno de 36 meses e faturamento médio mensal de R$ 220 mil.
Sobre o Divino Fogão:
Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 220 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.