Espaço do Conhecimento UFMG promove visita mediada à instalação Extratos do Tempo

Espaço do Conhecimento UFMG promove visita mediada à instalação Extratos do Tempo

úblico de todas as idades pode conhecer, gratuitamente, a história do Universo no dia 3 de agosto, às 15h

 

Atualmente, estima-se que o Universo tenha 13,8 bilhões de anos, enquanto o Sistema Solar surgiu a cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Diante destas arrebatadoras medidas temporais e complexos eventos, a instalação Extratos do Tempo surge como uma linha do tempo que materializa a visão científica sobre o surgimento e evolução do cosmos, percorrendo todo o 4º andar do Espaço do Conhecimento e se entrelaçando com as diversas áreas do conhecimento, como astronomia, física, química, biologia e paleontologia.

Com o objetivo de apresentar a longa jornada cósmica até os dias atuais, o Espaço do Conhecimento promove uma visita mediada, por meio da equipe de astronomia do museu, por toda a extensão da Extratos do Tempo. A atividade acontece no dia 3 de agosto, sábado, às 15h, para crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos. Para participar, é necessário retirar ingressos gratuitos na recepção do museu a partir das 13h. Serão disponibilizadas 20 vagas, preenchidas mediante ordem de chegada.

Extratos do Tempo

Parte da exposição de longa duração demasiado humano, a instalação é um grande painel que apresenta uma retrospectiva de eventos que marcaram o desenvolvimento do Universo: o Big Bang, a formação das galáxias, o surgimento da vida, a evolução dos organismos multicelulares e a extinção dos dinossauros, entre muitos outros. Recentemente revitalizada, a Extratos do Tempo agora também apresenta uma conhecida proposta do físico e astrônomo Carl Sagan, o Calendário Cósmico, que condensa os principais eventos da história do Universo no intervalo de um ano, compartilhando-os em uma escala de tempo mais condizente com a vida humana.

Para Fernanda de Oliveira, mestranda em Física pela UFMG e assistente do Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG, o questionamento em relação à origem da vida é uma busca recorrente da humanidade. Na instalação do museu, de forma interativa, “o visitante pode descobrir fatos que tiveram um impacto significativo no desenvolvimento da ciência, episódios que, muitas vezes, alteraram radicalmente os paradigmas adotados pela comunidade científica”, comenta a mestranda que acompanhará a atividade.

Serviço:

Visita mediada à instalação “Extratos do Tempo”

Data: 3 de agosto, sábado

Horário: 15h

Público: crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos

Número de vagas: até 20 pessoas

Ingressos: emitidos gratuitamente na recepção do museu a partir das 13h

Duração aproximada: 1h

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

Foto: Fernando Silva