ESPETÁCULO CIRCENSE “A MÁQUINA DO MUNDO” REFLETE SOBRE A RELAÇÃO DO INDIVÍDUO COM AS PESSOAS E O UNIVERSO

ESPETÁCULO CIRCENSE “A MÁQUINA DO MUNDO” REFLETE SOBRE A RELAÇÃO DO INDIVÍDUO COM AS PESSOAS E O UNIVERSO

Montagem inédita faz parte da programação do Festival CircoLar 2023 e pode ser vista
no dia 16/12, às 19h, no Parque Fernão Dias, em Contagem, com entrada gratuita

Fazendo referência ao poema “Máquina do Mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, o espetáculo “A Máquina do Mundo” fará sua estreia dentro da programação do Festival CircoLar 2023, que ocupará o Parque Fernão Dias, em Contagem, entre os dias 15, 16 e 17 de dezembro. Com entrada gratuita e classificação livre, a montagem de formatura dos alunos do curso de formação do Instituto Cultural CircoLar (ICC) poderá ser conferida às 19h, no dia 16/12. É necessário retirar ingressos no Sympla (clique aqui).

“A Máquina do Mundo” faz referências às engrenagens que movem o universo, que estão ligadas diretamente à criação de empatia para com as outras pessoas e com o próprio mundo. O espetáculo tem como inspiração as indústrias, muito comuns em Contagem e na história do próprio Instituto Cultural CircoLar, desde o nascimento ao renascimento, logo após a pandemia de Covid-19. “O espetáculo tem como dispositivo a história e as características de Contagem, bem como seus pontos de convergência com a história do Circolar. Questões políticas, sociais e culturais atravessam estes temas e nos reforçam a função de mover o mundo, como artistas, educadores e seres humanos”, explica Letícia Oliveira, co-diretora do espetáculo. A artista salienta ainda que a montagem é uma celebração também da jornada do ICC. “A comemoração de cinco anos do Instituto Cultural Circolar nos convida a olhar para esta história e valorizar a vida e os modos de (re)existir. A vitalidade e a visceralidade destes jovens artistas circenses nos movem a seguir em frente”, completa ela.

Para Deisy Castro, presidente do Instituto Cultural CircoLar, que assina a produção do espetáculo ao lado de Kênia Silva, “A Máquina do Mundo” traz um contraponto. “Esse trabalho, provocativo e potente, traça a relação entre o fazer operário e o fazer artístico, convidando o público para uma viagem que vai trazer a costura entre humano e máquina, com questionamentos relacionados a processos hierárquicos e relações de poder, em uma reflexão do sistema produtivo e dos fazeres que realmente transformam realidades”, destaca ela, reforçando o compromisso do ICC. “O Curso de Formação Profissional em Artes Circenses leva formação de qualidade àqueles que trabalham ou pretendem entrar no mercado de trabalho das artes por meio do viés circense. É um espaço que propõe a arte do encontro, trocas de conhecimentos e de habilidades, respeito à individualidade e o potencial artístico de cada um. E, claro, sempre respeitando as tradições do circo”, explica.

No elenco, “A Máquina do Mundo”, que traz números de lira, tecido, trapézio dancing e outras técnicas aéreas, além de malabarismos, acrobacias de solo e dança, estão os formandos Milô Nascimento, Nicolle Cardoso e Nayara Camargos, além dos artistas Clara Canhas, Lígia Moraes, Verônica Maia, Débora Mendes, Aly Alves, Duda Coelho, Arthur Meneghin, Annabelle de Munick, Natália Murta, Gabriel Moreira, Mariana Morase, Thiago Vieira e Paola Prudente. A montagem tem direção técnica de Lucas Castro, que também assina a coordenação geral do curso de formação do ICC. A direção artística é de Letícia Oliveira e Marcelo Tchelo Guno. Roseane Corrêia, Júlio Cézar, André Vieira, Lucas Castro, Marcelo Tchelo Guno, Letícia Oliveira e Deisy Castro, assinam ainda algumas das disciplinas ministradas no curso. “O meu sentimento de ver esses três formandos, Millôr, Nicolle e Nayara, é de muita satisfação e de muita alegria, pois estou na escola desde que ela foi fundada e acompanhei o processo desse trio, todas as etapas e todas as apresentações. Eles estão encerrando um ciclo, mas começando um outro ciclo”, destaca Marcelo Tchelo Guno, também co-diretor do espetáculo.

O espetáculo “A Máquina do Mundo” é patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (Edital 001/2023 – Movimenta Multilinguagens) e realizado com a cofinanciamento pelo próprio elenco do Curso de Formação Profissional em Artes Circenses do Instituto Cultural CircoLar. A cenografia e os figurinos foram desenvolvidos por meio de um processo de capacitação oferecido pelo Somos Comunidade. Assinam o trabalho a dupla Ricca Costumes e Alexandre Colla.

Fotos: Letícia Batista

FESTIVAL CIRCOLAR 2023

O Festival CircoLar 2023, que conta com a presença do espetáculo “A Máquina do Mundo”, será realizado nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, entre 9h e 22h, no Parque Fernão Dias (rua Rio Comprido, 4.655, Cinco), em Contagem. O evento gratuito conta com espetáculos, oficinas diversas, intervenções artísticas e tudo o que rege o encantador e rico universo circense. A programação completa está disponível em @institutoculturalcircolar.

SERVIÇO
“A Máquina do Mundo”
Quando? 16/12, 19h
Onde? Parque Fernão Dias (rua Rio Comprido, 4.655, Cinco), em Contagem
Valor? Gratuito

Retirada de ingressos: Sympla
Mais informações: www.instagram.com/institutoculturalcircolar/