“SIM! Se Puede”, espetáculo circense inédito do Instituto Cultural CircoLar, estreia no dia 2 de dezembro, às 19h45, no Cine Theatro Brasil Vallourec (av. Amazonas, 315, Centro), em Belo Horizonte. Estrelado pelos alunos do Curso de Formação Profissional em Artes Circenses, a montagem vai transportar o público para o encantador universo latino, celebrando as raízes, a cultura e a força transformadora da arte. A entrada é gratuita, e os ingressos devem ser retirados no Sympla.
“O espetáculo traz técnicas variadas, como acrobacias, equilibrismos e malabarismos, porém, os formandos trabalham o trapézio dance, que é uma modalidade interessantíssima, em que as duas cordas ficam presas no mesmo ponto, possibilitando giros, balanços e voos, e a lira acrobática, que é aquele aro pendurado no teto. Eles trazem ainda malabares com bolas, que é a especialidade de um dos artistas do elenco”, adianta Lucas Castro, diretor da montagem ao lado de Marcelo Tchelo Guno e Letícia Oliveira. “O espetáculo está lindo, mostrando a força do artista e da arte no cotidiano. Este trabalho é uma afirmação de que, sim, é possível trabalhar com circo”, completa o diretor.
Ambientado na cidade fictícia de Coración El Dorado, fazendo uma referência ao bairro Eldorado, em Contagem, onde o Instituto Cultural CircoLar está instalado, “SIM! Se Puede” explora a latinidade, navegando pelas semelhanças e pelas diferenças entre os países da América Latina. Com cores vivas e ritmos pulsantes, que envolvem técnicas circenses tradicionais e contemporâneas, o espetáculo é repleto de movimentos de tirar o fôlego. E cada um desses movimentos conta uma história e cada salto é um eco que desafia o peso dos dias, permitindo que a arte do circo erga a voz.
“Nosso esforço, ao longo dessa criação, foi reafirmar o poder transformador da arte como um ato de resistência e de renovação. O lema se torna um grito de desafio e de esperança, destacando a capacidade da arte de romper barreiras, inspirar mudanças e redesenhar realidades, ainda que subjetivas. Esse espetáculo é uma celebração da coragem e da paixão. Ele traz à tona a força coletiva e a alma resiliente dos povos latinos”, pontua a diretora Letícia Oliveira, deixando claro que a montagem provoca o público a refletir sobre a arte e o artista em tempos tão conturbados.
“SIM! Se Puede” é o projeto de conclusão do Curso de Formação Profissional em Artes Circenses do Instituto Cultural CircoLar (ICC). A apresentação conta com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC) e com o co-financiamento dos próprios alunos. Para custear algumas das despesas, o elenco está captando apoiadores por meio da Plataforma Evoé. Ao apoiar o espetáculo com R$ 50, você garante um assento reservado na ala especial no dia da estreia.
“Ao lado desses 17 artistas, sendo três deles formandos, nós tivemos a possibilidade de explorar muita variação de cenas. Então, tem dança, tem música, tem artes visuais e o elemento principal que é o circo”, destaca Tchelo, revelando que os intercâmbios feitos pelo ICC ao longo dos anos foram impressos no espetáculo, que promete emocionar, surpreender e provocar os espectadores.
Espetáculo: “SIM! Se Puede”
Classificação Livre
Quando? 2 de dezembro, 19h45
Onde? Cine Theatro Brasil Vallourec (av. Amazonas, 315, Centro) – BH
Valor? Gratuitos no Sympla
Mais informações: Instagram do ICC