ESPETÁCULO INTERATIVO OCUPA O CENTRO CULTURAL VILA FÁTIMA
Montagem “A Jogada”, do coletivo nomeiodeparacom, pode ser vista no dia 23/05; a entrada é franca
Completamente Inovador, assim como diferente de tudo o que o público já tenha visto, o espetáculo interativo e gamificado “A Jogada” vai ocupar o Centro Cultural Vila Fátima (rua São Miguel Arcanjo, 215, Nossa Senhora de Fátima), em Belo Horizonte, no dia 23 de maio, a partir das 14h. A apresentação, que tem a entrada gratuita (sujeito a lotação), faz parte das celebrações de 10 anos do coletivo nomeiodeparacom — entre abril e junho, o grupo vai circular por espaços públicos e periféricos da capital mineira.
Com a direção de Violeta Penna, “A Jogada” teve início com um processo de seleção de dançarinos e de dançarinas, em que os jogadores e as jogadoras, assim como em um game, foram escolhidos para o espetáculo. Além desse processo, a montagem conta com a participação do público — é que os espectadores poderão opinar no jogo de cena. “É um espetáculo colaborativo. Então, ele acontece a partir de uma relação que a gente estabelece com o público e, durante a apresentação, vamos desenvolvendo questões relacionadas aos jogos eletrônicos, virtuais, competitivos e colaborativos”, explica a diretora do espetáculo.
O espectador que escolher jogar com o coletivo nomeiodeparacom será direcionado para uma das três salas do espetáculo. São elas: Recinto das Ações Gloriosas (Sala Vermelha), Paço da Lógica (Sala Verde) e Sala do Descaminho (Sala Azul). A partir desse momento, é estabelecida uma dinâmica de interação entre esses espaços, gerando ainda mais conexão entre os dançarinos e o público. Após essa fase, os participantes são conduzidos à última sala: Arena X. E é nesse local que acontece o último ato de “A Jogada”. “Pensamos o jogo presente no dia a dia da juventude, como também nas metáforas que utilizamos, como jogos de poder, o jogo da vida, e assim vamos costurando a história na cena”, completou Violeta.
“A Jogada” é uma continuidade do espetáculo nomeiodeparacom, que acabou dando nome ao coletivo. Após passar pelo Centro Cultural Jardim Guanabara, a montagem poderá ser conferida no Centro Cultural Vila Fátima (rua São Miguel Arcanjo, 215, Nossa Senhora de Fátima), também com a entrada franca. A circulação do coletivo é viabilizada pelo Fundo Multilinguagens, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Depois de “A Jogada”, vai acontecer a circulação do espetáculo “Primeiro Tempo de Algo”.
ESPETÁCULO “A JOGADA”
23/05 – 14h
Centro Cultural Vila Fátima (rua São Miguel Arcanjo, 215, Nossa Senhora de Fátima), em BH
Gratuito (sujeito à lotação)
Mais informações: https://www.instagram.com/nomeiodeparacom/
FICHA TÉCNICA “A JOGADA”
Direção e orientação artística: Violeta Penna
Elenco: Evelyn Soares, Gabriel Felippe, Glaucio Oliveira, Jarbas Mateus, Joana Wanner, Johnny Cezar, Leandro de Sá, Lisa Samara, Pimenta, Sabrina Dourado e Vitória Monalisa
Coordenação de Produção: QuinTao Produções
Produção: Shirley Rodrigues
Coordenação técnica: Ricardo Cavalcanti
Figurino: Edithe Neta, Maria Clara Cavalcantil, Vanessa Almeida
Cenário: Cláudio Marcoh
Colaboradores: Emerson Guilherme e Joelma Barros
Trilha sonora: Violeta Penna
Edição e mixagem: Eos.Studio
Discotecagem: DJ Jula
Fotografia: Leo Salvo
Identidade visual: Cib Maia
Foto: Leo Salvo