Espetáculos de teatro e dança movimentam o Circuito Cultural em parceria com Novembro Negro UFMG

Espetáculos de teatro e dança movimentam o Circuito Cultural em parceria com Novembro Negro UFMG

Esta semana o Circuito Cultural UFMG é realizado em parceria com o Novembro Negro UFMG e o Festival de Teatro Negro UFMG. Na quarta-feira, 6 de novembro, a Cia Fusion Danças Urbanas apresenta o espetáculo Solos da Rua, às 12h30, no Quarta Doze e Trinta. Na quinta-feira, 7, às 17h30, o Ao Cair da Tarde recebe a peça Corpo, Preto, Surdo: Nós Estamos Aqui da Cia de Teatro BH em Libras. As duas apresentações serão no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral. O Circuito Cultural UFMG é uma realização da Pró-reitoria de Cultura (Procult).

Solos da Rua

O bar, o quarto, o terreiro, a jega e o ódio. Solos da Rua é um espetáculo com apresentações de cinco solos de Danças Urbanas.  Breaking, Krump, Locking, Popping e Hip Hop Dance são os estilos que guiam a obra em que cada intérprete leva aos palcos um pouco de sua história que, inevitavelmente, se mistura com a de seus personagens.

A Cia. Fusion de Danças Urbanas surgiu em 2002, na periferia de BH, formada por amigos que gostavam de dançar. Aos poucos, o interesse por pesquisa e divulgação das diferentes danças urbanas levou a profissionalização do grupo. Além de viver a cultura  de rua, a cia busca aproximá-la de conceitos variados e de outras  artes, e mostrar o valor artístico que essa cultura (ainda alvo de forte  preconceito) possui.

Corpo, Preto, Surdo: Nós Estamos Aqui

Vencedor do Festival Cenas Curtas de 2023, o espetáculo Corpo, Preto, Surdo: Nós Estamos Aqui é uma produção teatral que aborda a experiência de pessoas surdas e ouvintes negras, explorando questões de identidade, representatividade e resistência. Através de uma combinação de performance física, língua de sinais e outros recursos cênicos, o espetáculo busca ampliar a visibilidade e a compreensão das histórias e lutas dessas pessoas. Além disso, promove um espaço de reflexão sobre a inclusão e a diversidade dentro e fora das artes. Corpo, Preto, Surdo: Nós Estamos Aqui é uma peça que convida o público a reconhecer e valorizar a riqueza das experiências plurais.

A Companhia de Teatro BH em Libras é um grupo dedicado à criação e apresentação de espetáculos teatrais acessíveis, com foco na inclusão social. Por meio da Língua Brasileira de Sinais, a Companhia busca garantir que pessoas surdas possam desfrutar plenamente de suas apresentações. Ao difundir a arte teatral para ouvintes e surdos, a Companhia de Teatro BH em Libras cria um espaço onde a diversidade é celebrada e a acessibilidade é prioridade absoluta.

Serviço:

Circuito Cultural UFMG especial Novembro Negro e Festival de Teatro Negro UFMG

Entrada gratuita

 

Quarta Doze e Trinta

Espetáculo de dança Solos da Rua – Cia Fusion Danças Urbanas

6 de novembro

12h30

Auditório da Reitoria – campus Pampulha

 

Ao Cair da Tarde

Espetáculo teatral Corpo, Preto, Surdo: Nós Estamos Aqui – Companhia de Teatro BH em Libras

7 de novembro

17h30

Auditório da Reitoria – campus Pampulha