Esta é a última semana para contribuir com a Campanha Férias sem Fome

Esta é a última semana para contribuir com a Campanha Férias sem Fome

Iniciativa da Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, beneficia entidades como o Circo de Todo Mundo Betim, que combate o trabalho infantil e apoia famílias vulneráveis

A Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, realiza até a próxima sexta-feira (17/01) a Campanha Férias sem Fome. A ação distribui alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social e grave insegurança alimentar e nutricional, por meio de instituições socioassistenciais cadastradas no Programa Sesc Mesa Brasil.
Uma das entidades beneficiadas é o Circo de Todo Mundo Betim, que oferece aulas de circo e capoeira no contraturno escolar a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e 11 meses na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa busca prevenir o trabalho infantil, que pode ocorrer até mesmo no ambiente doméstico.
“A nossa parceria com o Sesc Mesa Brasil existe há mais de dez anos. As famílias atendidas dependem das doações que a gente repassa para elas. Muitas vezes, eu recebo ligações pedindo, perguntando se tem algum tipo de doação ou se o circo tem alguma coisa que possa estar colaborando com a alimentação dessa criança”, afirma Débora Ferreira Gomes de Souza, Coordenadora do Circo de Todo Mundo Betim.
Durante o período de férias escolares, crianças e adolescentes que recebem assistência do circo permanecem na instituição nos turnos da manhã e da tarde, muitas vezes almoçando no local. Os alimentos enviados pelo Sesc Mesa Brasil também atendem a essa necessidade interna.
Para as famílias, as doações representam um alívio diante do aumento das despesas e da ausência das refeições escolares. Esse é o caso de Edna de Azevedo Nunes, mãe de cinco filhos, incluindo os gêmeos Miguel e Pedro, de 6 anos, que participam das atividades do circo.
“Nas férias, a despesa aumenta, e essa ajuda do Mesa Brasil através do circo faz muita diferença. Com o dinheiro que a gente ia gastar com alimentos, já dá para comprar outra coisa de que precisa”, relata Edna.
Férias escolares e insegurança alimentar
No Brasil, a alimentação nas escolas é essencial para um grande número de crianças e adolescentes, representando, em vários casos, a principal refeição do dia.  Nesse contexto, o período de recesso escolar pode se tornar um momento de agravamento da insegurança alimentar e nutricional.
“A Campanha Férias sem Fome surgiu da necessidade de apoiar as famílias de crianças e adolescentes que, no período de férias escolares, enfrentam restrição alimentar. Diversas vezes, é nas instituições de ensino que conseguem ter acesso a uma alimentação adequada, de qualidade e na quantidade necessária”, explica Luciana Vacari, Gerente do Sesc Mesa Brasil.
Como contribuir
As unidades do Sesc em Minas recebem doações de alimentos não perecíveis, mas também é possível contribuir via PIX, utilizando a chave: feriassemfome@sescmg.com.br. A arrecadação e a entrega dos alimentos às instituições sociais cadastradas serão realizadas até o dia 17 de janeiro.
Os alimentos serão destinados, prioritariamente, a entidades que atendem a famílias com crianças e adolescentes em grave situação de insegurança alimentar.
Os resultados e os impactos da campanha serão divulgados nas redes sociais do Sesc em Minas. Todas as doações feitas pelo Sesc Mesa Brasil seguem critérios de governança, transparência e isonomia estabelecidos pelo programa.
Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no site do Sesc Mesa Brasil (https://mesabrasil.sescmg.com.br) ou nas unidades locais do Sesc em Minas.
 
 

SERVIÇO: FÉRIAS SEM FOME

Arrecadação de alimentos e/ou CHAVE-PIX: feriassemfome@sescmg.com.br até 17/01/2025

Entrega das doações: até o dia 17 de janeiro, EM TODAS AS UNIDADES DO SESC NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Os alimentos serão distribuídos para as entidades sociais cadastradas no Sesc Mesa Brasil que atendem, prioritariamente, a famílias que têm crianças e adolescentes em situação de insegurança alimentar grave. As doações serão realizadas nas cidades que possuem unidade do Sesc Mesa Brasil (unidade fixa e articuladora).

Foto: Dúnia Catelli