Estudantes do Senac realizam projeto de extensão sobre alimentação saudável em ambiente escolar
A oficina culinária e as atividades lúdicas acontecem na Escola Municipal Theomar de Castro Espíndola, nos dias 8 e 22 de agosto, 5 e 12 de setembro
Alunas do Curso Superior em Tecnologia da Gastronomia do Senac Belo Horizonte vão ministrar oficinas e atividades lúdicas sobre alimentação saudável para estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada no Bairro Novo São Lucas. A iniciativa integra o projeto de extensão Chefinhos PANC: Oficinas Culinárias e Atividades Lúdicas com Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) para Promoção da Alimentação Saudável no Ambiente Escolar.
As atividades beneficiarão um grupo de 25 crianças de 7 anos e serão realizadas nos dias 8 e 22 de agosto, 5 e 12 de setembro, às 13h30, na Escola Municipal Theomar de Castro Espíndola, (Rua Mica, 144 – Novo São Lucas).
Na primeira oficina, as crianças participarão de jogos didáticos para aprender de forma lúdica e divertida sobre as Plantas Alimentícias não Convencionais. As demais oficinas envolverão preparo prático de receitas especialmente desenvolvidas pelas estudantes do Senac. A realização dos testes e o preparo das receitas acontecerão nas cozinhas didáticas da Faculdade de Gastronomia do Senac Belo Horizonte e serão conduzidos pela equipe do projeto nos dias 16/08 – 9h às 13h (realização de testes); 22/08 – 9h às 13h (preparo das receitas) e 12/09 – 9h às 13h (preparo das receitas). Nos meses de outubro e novembro, será a vez da Escola Estadual Afonso Pena (Av. João Pinheiro, 450 – Centro) receber as atividades da oficina.
Cristiana Gomes Ferreira Lopes, Coordenadora de Extensão e Iniciação Científica da Faculdade de Gastronomia do Senac, explica que a oficina tem “o objetivo de compartilhar o conhecimento sobre alimentação saudável e sobre PANCs, através de experiências pedagógicas lúdicas e de práticas sensoriais que façam sentido para as crianças.”
Segundo a gestora, a expectativa é que “essas ações possam despertar o interesse do público em relação aos temas abordados, contribuindo de forma positiva para fomentar hábitos alimentares saudáveis e a valorização das PANCs. Além disso, trata-se de excelente oportunidade para os alunos do Curso Superior de Gastronomia colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, através de processos de ensino-aprendizado que promovem a integração entre instituição de ensino e sociedade.”
O projeto de extensão Chefinhos PANC: Oficinas Culinárias e Atividades Lúdicas com Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) para Promoção da Alimentação Saudável no Ambiente Escolar é realizado pelas estudantes Hemily da Silva Barroso, Laura Moreira da Silva Souza, Taynah Coelho Reis e Brenda Rios Conceição Araújo, sob a orientação das docentes Aline Elizabeth da Silva Miranda e Carolina Figueira da Costa.
Plantas Alimentícias Não Convencionais
As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) são classificadas como hortaliças, frutas, flores, sementes e raízes que não fazem parte da nossa rotina alimentar. São de fácil acesso, por terem uma alta propagação, são resistentes a mudanças climáticas e possuem elevado potencial nutricional.
As PANC são pouco inseridas nas refeições de adultos, adolescentes e crianças que, em sua maioria, possuem uma alimentação com baixa variedade; consumo de frutas, verduras e legumes aquém do recomendado e presença significativa de alimentos ultraprocessados.
Dados da Atenção Primária à Saúde (APS) mostraram que, em 2020, entre crianças de 5 a 9 anos, a prevalência de obesidade era 15,8%. Esse dado destaca o papel da alimentação inadequada como um dos principais fatores de risco para obesidade e outras doenças crônicas. E evidencia a importância da realização de estratégias de Educação Alimentar e Nutricional para a promoção de uma alimentação saudável neste ciclo da vida.
Senac em Belo Horizonte – Barro Preto
O Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, está em atuação em Belo Horizonte desde 1949.
Na unidade são ofertados cursos livres, de Aprendizagem Comercial e técnicos. Os alunos podem escolher cursos nas áreas de Artes, Beleza, Gestão e Comércio, Comunicação, Conservação e Zeladoria, Design, Educacional, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Meio Ambiente, Moda, Produção de Alimentos, Saúde, Segurança, Turismo e Gastronomia. Nesta unidade também funciona a Faculdade Senac, que oferta espaço Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.