EXPOCACHAÇA FOMENTA O MERCADO DA BEBIDA EM BH
Mais importante evento da cadeia produtiva acontece de 6 a 9 de julho na Serraria Souza Pinto
De 6 a 9 de julho de 2023, quinta a domingo, Belo Horizonte se transforma mais uma vez na capital nacional da cachaça: é a 32ª Expocachaça e a 16ª BrasilBier, que serão realizadas na Serraria Souza Pinto, no Centro da cidade.
O evento, pioneiro – a maior e mais importante vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça -, já parte integrante do calendário da capital mineira, o evento no formato B2B e B2C, contará com a presença dos principais estados produtores do Brasil, como Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina, entre outros, num total de 16, além de um expositor do Chile, representada no Brasil pela Toneleria Nacional. A feira apresenta também atrações musicais, gastronomia e lançamento de livros.
“O que nos orgulha é constatar que é um evento que nasceu em Minas Gerais em 1998, há 25 anos, ganhou liderança no Brasil com a participação de vários estados produtores e visibilidade mundial”, comemora José Lúcio Mendes, presidente da Expocachaça e da BrasilBier”.
Um dos grandes destaques da 32ª Expocachaça é a junção de mais uma cadeia produtiva de pequenos produtores: a do Festival Minas + Doce, criado para dar visibilidade aos produtos desse importante setor, revelando toda a sua riqueza e diversidade. Para isso, foram incluídos doces de vários tipos como compotas, tradicionais, quitandas e, é claro, os “doces líquidos”, como licores e bebidas mistas com cachaça.
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Dentro da Expocachaça, o projeto “Minas + Doce” será coordenado pela Expressar Gourmet, por meio do Bruno Bentônico, e apoiado pela curadoria da professora e mestre em gastronomia e sustentabilidade, Rosilene Campolina. Ao todo, serão 10 expositores, representantes da doçaria e das quitandas de Minas Gerais.
“É uma oportunidade singular para produtores artesanais da doçaria e
quitandaria apresentarem seus produtos à um público estratégico, além de estreitar contatos com uma rede de empresários e empreendedores influentes no ramo gastronômico, turístico e hoteleiro”, comenta José Lúcio.
A feira vai apresentar estandes coletivos e individuais como, por exemplo, estandes da APRODECANA (Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados do Estado do Rio Grande do Sul) com 14 produtores; da AGOPCAL (Associação Goiana de Produtores de Cachaça de Alambique), com 12 produtores; da ACAPACQ (Associação Catarinense dos Produtores Artesanais de Aguardente e Cachaça de Qualidade), de Santa Catarina, com 10 produtores; um do Sebrae Minas com 20 expositores; da SEAPA Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com produtores e suas empresa vinculadas: IMA, EMATER E EPAMIG; o Projeto Minas + Doce com 10 produtores; da Taneleria Nacional do Chile; empresas de garrafas Acqua Mineira , Garrafaria Serra Negra e Labrenta; da Tanoaria Agulhas Negras; um Estande da FAEMG-Federação de Agricultura de Minas Gerais e SENAR com a presença de produtores, espaço para Oficinas e o Programa ATeG.
A Feira será realizada em conjunto com a 16ª BrasilBier e o Minas + Doce, unindo as cadeias produtivas de bebidas: a cachaça de alambique e as cervejas artesanais, assim como a doçaria mineira. A BrasilBier é um Festival das cervejas especiais com a participação de cervejarias como Krug Bier, Laut Bier, Slod, Pedrosa, entre outras outras. “Teremos também gin, outros destilados, licores, bebidas mistas e diversas outras”, conta José Lúcio.
Números __________________
Ao longo das 31 edições passadas, o movimento financeiro de vendas no atacado, varejo e pós-feira foi de R$ 465.000.000,00 e a expectativa para esse ano é de bons resultados. “A expectativa é sempre positiva. Os negócios se dividem entre venda de produtos, insumos, equipamentos e serviços. Como nosso evento tem o formato B2B e B2C, isso amplifica as possibilidades de negócios e parcerias”, explica o presidente da Expocachaça.
Em relação ao público, espera-se receber de 15 a 20 mil visitantes durante os quatro dias de evento. Nas 31 edições, o movimento de público total foi 2.327.000 pessoas.
Depois de todo esse tempo, ainda são grandes os desafios de um evento para fomentar o mercado consumidor da cachaça. “Temos muitos desafios internos, entre eles, a elevada carga tributária e a conquista do mercado externo são os que mais se destacam”, afirma o presidente da Expocachaça que completa: “O Brasil há 20 anos assiste uma exportação que não sai dos 0,5 a 1% do volume total de sua produção nacional que gira em torno de 1 bilhão e 400 milhões de litros/ano. Exportamos em 2022 menos de 10 milhões de litros, enquanto o México produz 531 milhões de litros/ano e exporta perto 434 milhões de litros/ano, ou seja 85% de sua produção. Estamos patinando a décadas nas exportações e, para piorar, exportamos produtos de baixo valor agregado, na grande maioria das vezes, como a cachaça de coluna”.
Mercado ______________________
O mercado da cachaça passou por mudanças significativas nos últimos anos. Dados do consumo interno de indicam que a cachaça tem o market share de 86% do consumo de destilados do Brasil e é a segunda bebida alcoólica mais consumida no país. Alguns dados indicam um consumo de 6,9 litros per capita e outros, 11,5 litros, pois a cachaça conta com um mercado informal ainda pouco conhecido, mas de grande volume.
Segundo José Lúcio, depois da pandemia, as maiores conquistas foram “a entrada dos produtores no mercado do e-commerce de forma mais eficiente e organizada; a permissão para os produtores usarem chip no processo de envelhecimento e maturação da cachaça e também o uso da expressão ‘cachaça de alambique’ para diferenciar o processo de produção no Brasil: Cachaça de Coluna e Cachaça de Alambique”.
Música ______________
Além de conhecer os melhores produtos feitos no país e as novidades do setor de bebidas e gastronomia, os visitantes da feira também poderão se divertir ao som do melhor da música com um repertório variado de rock, música country, sertanejo e MPB. Confira a programação:
Na abertura da Expocachaça, dia 6 de julho, quinta, se apresentam as bandas West Land Country (19h) e Lurex Queen Tribute (21h30). No segundo dia, 7 de julho, sexta, tem Creedence Cover (19h) e Putz Grilla (21h30).
Já no sábado, 8 de julho, se apresentam as bandas A Outra Margem (19h) e Luiz Ricardo & Gabriel (21h30). Para encerrar a festa, no domingo, 9 de julho, às 17h tem a dupla Guilherme Sena & Gustavo e às 19h30 a banda Coisas da Rita.
Os ingressos estão à venda pelo site da Expocachaça por R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia entrada).
Serviço ___________________
32ª Expocachaça e 16ª BrasilBier 2023
Data: 6 a 9 de julho
Funcionamento: quinta e sexta, das 12h à 00h; sábado das 12h à 00h e domingo das 12h às 22h
Local: Serraria Souza Pinto – Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro, Belo Horizonte/MG
Shows:
-Quinta: West Land Country e Lurex Queen Tribute
–Sexta: Creedence Cover e Putz Grilla
–Sábado: A Outra Margem e Luiz Ricardo & Gabriel
–Domingo: Guilherme Sena & Gustavo e Coisas da Rita.
Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia) pelo site da Expocachaça ou na bilheteria da Serraria Souza Pinto nos dias do evento
Fotos: Douglas Castro