Exposição Afroindígena celebra o patrimônio e a ancestralidade mineira em Contagem

Exposição Afroindígena celebra o patrimônio e a ancestralidade mineira em Contagem

A riqueza cultural dos povos afro-indígenas ganha destaque na Exposição Afroindígena, evento que ocorre na Administração Regional Ressaca ao longo do mês de abril. A mostra homenageia os 50 anos de residência da comunidade na região e celebra a trajetória do artista plástico e artesão Jotadauto do Vale. O projeto foi contemplado pelo Edital Multilinguagens, por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.

“A organização da mostra segue as diversas fases do artista, que utiliza elementos reciclados, sementes e outros materiais para compor suas peças. Ele ressignifica itens que poderiam ser descartados, criando uma conexão entre arte, meio ambiente e ancestralidade”, explica o curador do projeto, Zulú Moura.

A exposição também traz um olhar crítico sobre a história e o legado dos povos afroindígenas, abordando temas como identidade e resistência. “A proposta é reconstruir narrativas e destacar o papel fundamental da cultura popular tradicional e urbana na formação de um futuro mais consciente para as novas gerações”, complementa Moura.

A Exposição Afroindígena teve início no dia 5 de abril e segue até o dia 26 de abril, com visitação nos dias 12, 19 e 26, das 9h às 21h, na Rua Coronel José Bernardo de Oliveira, 301, bairro Balneário da Ressaca. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

Serviço:

Exposição Afroindígena

Datas: 12, 19 e 26 de abril

Horário: 9h às 21h

Local: rua Coronel José Bernardo de Oliveira, 301, bairro Balneário da Ressaca

Entrada gratuita

Autor: estagiário João Vieira sob supervisão do jornalista Pablo Abranches / edição: Vanessa Trotta