EXPOSIÇÃO REFLEXOS DE UMA VIDA CHEGA AO MERCADO CENTRAL
Mostra fotográfica assinada por Daniel Márcio está em cartaz no Mercado Central de Contagem e pode ser vista até o dia 16 de janeiro. Entrada franca
Das rugas aos olhares. Dos penteados aos gestos. Dos adornos aos objetos afetivos. A exposição fotográfica “Reflexos de uma Vida”, do fotógrafo, videomaker e produtor cultural Daniel Márcio, propõe um mergulho na vida e na trajetória de seis mulheres distintas, todas elas na idade longeva e com um legado incalculável: um universo por vezes impalpável e inviabilizado. A mostra singular, inédita e provocativa, agora, pode ser vista no Mercado Central de Contagem (rua Humberto de Morô, 391, bairro Inconfidentes), de segunda a domingo, a partir das 7h. A entrada é franca.
“Levar a exposição para o Mercado Central é fazer com que a história destas seis mulheres chegue a mais e mais pessoas, inspirando, emocionando e comovendo o público”, aponta Daniel Márcio, que, entre novembro e dezembro de 2022, esteve com a mostra na Casa de Cultura Nair Mendes. “Exibir o meu trabalho no museu Nair Mendes foi a realização de um sonho, pois o imóvel é um dos mais icônicos de Contagem e já recebeu trabalhos de artistas geniais. Agora, no Mercado Central, é uma etapa diferente, pois convido os comerciantes e frequentadores do centro de compras a parar, mesmo que por alguns minutos, e apreciar a história de seis mulheres 60+”, revela o fotógrafo.
Entre as mulheres retratadas na exposição “Reflexos de uma Vida” está Áurea Maria de Jesus, que nasceu em Itanhomi e migrou para Contagem ainda na infância. Aos 7 anos, Áurea começou a trabalhar como babá e, desde então, dedicou todo o tempo a cuidar do lar dos patrões. Hoje, aos 74 anos, ela prefere gastar o tempo costurando, fazendo artesanato, conhecendo novos lugares e encontrando os netos. A mostra fotográfica ainda lança luz na história de Dona Helena Catarina Bitencourt, de 89 anos, e na de Maria Inês Lima Dias, de 65, entre outras grandes mulheres.
“A ideia desse ensaio veio depois que eu ouvi a frase ‘todos nós temos marcas em nossos rostos; elas nos mostram para onde vamos e quem somos, são nosso mapa nesta vida’, no filme ‘Extraordinário’. Daí, resolvi fotografar mulheres 60+, cuja trajetória de cada uma delas, às vezes, é invisível aos olhos”, explica o artista, que teve a exposição aprovada no Edital Movimenta Cultura. A exposição, a propósito, é viabilizada pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.
SERVIÇO
Exposição fotográfica “Reflexos de uma Vida”Até 16/01/2023
Mercado Central de Contagem (rua Humberto Morô, 391, bairro Inconfidentes), em Contagem
De segunda a sábado, das 7h às 19h; aos domingos, das 7h às 13h
Entrada gratuita
—