Faculdade Senac conquista pela 8ª vez o Selo Institucional Socialmente Responsável
Reconhecimento vem a partir de ações de inclusão social realizadas em 2024
A Faculdade de Gastronomia do Senac em Belo Horizonte, que integra o Sistema Fecomércio MG, recebeu o Selo Institucional Socialmente Responsável concedido anualmente pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) por projetos de extensão e ações desenvolvidas em 2024. O selo reconhece as instituições que promovem a conscientização de estudantes e contribuem com a comunidade por meio de ações de inclusão social. A iniciativa promove a visibilidade para ações presenciais e virtuais que acontecem ao longo do ano e para projetos sociais das IES (Instituições de Ensino Superior) que abrangem as áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente.
A Faculdade Senac de Gastronomia conquistou o selo pelo sétimo ano consecutivo e pela oitava vez no total. A certificação 2024/2025 foi alcançada a partir de quatro projetos de extensão:
“Desperdício? Tô fora” – Oficinas de aproveitamento integral dos alimentos em uma Unidade de Acolhimento Institucional para Mulheres – Realização de oficinas culinárias para promover o uso dos alimentos do cardápio da instituição e incentivar práticas alimentares sustentáveis. Como resultado, foi elaborada uma cartilha com receitas para conscientizar sobre o aproveitamento integral dos insumos, como evitar o desperdício e apresentar opções nutritivas, saborosas e atrativas.
“Chefinhos PANC (2ª edição)” – Oficinas culinárias com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) e atividades lúdicas para promoção da alimentação saudável no ambiente escolar – Nova etapa realizada na Escola Municipal Theomar de Castro Espíndola (EMTCE). A segunda edição incorporou uma nova oficina, totalizando três encontros com os alunos e a implantação de uma horta escolar com mudas de PANC. As atividades buscaram favorecer hábitos alimentares saudáveis, a inserção das PANC no cardápio escolar e potencializar a aprendizagem, a troca de saberes e a integração entre a teoria e a prática, por meio da inserção dos estudantes de Gastronomia na comunidade escolar.
Divulgação cultural e científica em torno do Queijo Minas Artesanal: conhecer e degustar – 3ª edição – Neste ano, o projeto deu continuidade ao desenvolvimento das oficinas educativas de degustação e análise sensorial do Queijo Minas Artesanal (QMA), evidenciando que a produção e a divulgação de conhecimento podem contribuir para a compreensão e valorização da cultura alimentar tradicional representada pelo QMA.
Semana Integrada do Pão de Queijo – 12/08 a 17/08 – A iniciativa envolveu diferentes cursos e instâncias educacionais, e a colaboração das equipes da Diretoria de Hospitalidade e Gastronomia e do Programa Primórdios da Cozinha Mineira do Senac em Minas. Entre os dias 12/08 e 17/08, docentes e estudantes dos cursos Superior de Tecnologia em Gastronomia, Técnico em Nutrição e de Cozinheiro participaram de workshops práticos para a promoção do conhecimento técnico e científico sobre o Pão de Queijo. As atividades exploraram as especificidades e diferentes características do produto, a partir das distintas técnicas utilizadas: com escaldo e sem escaldo.
Reconhecimento
Cristiana Gomes Ferreira Lopes, coordenadora de Extensão e Iniciação Científica da Faculdade Senac de Gastronomia, destaca que a conquista do selo “é um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido por alunos e professores. E dá visibilidade aos projetos de extensão desenvolvidos ao longo do ano, que concretizam e evidenciam as ações comunitárias, baseadas na inter-relação entre instituição e sociedade”.
Para a coordenadora, a relação da extensão na graduação, com a responsabilidade social, é intrínseca. “Por meio desses projetos e atividades extensionistas, a comunidade acadêmica é estimulada a exercer a cidadania socialmente responsável, em ações que visam a inclusão social, a justiça, o desenvolvimento humano, a participação voluntária e a coletividade, para promover a transformação social”.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição -é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.