Festa de Nossa Senhora do Rosário reúne fé, cultura e a tradição das guardas de congo

Festa de Nossa Senhora do Rosário reúne fé, cultura e a tradição das guardas de congo

Celebração, promovida neste domingo, foi escolhida para compor a 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais neste ano

Neste domingo (3/9), a partir das 9h, acontece a Festa de Nossa Senhora do Rosário, na Capela Nossa Senhora do Rosário. A celebração foi escolhida pela Diretoria de Memória e Patrimônio de Contagem para fazer parte da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário é realizada anualmente, em toda primeira semana de setembro pela Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário do bairro Jardim Industrial, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A Guarda de Congo foi registrada como patrimônio imaterial de Contagem em 2011, significando um importante bem de fomento cultural da cidade.

Nesta data de celebração são recebidas outras guardas de Congo e Moçambique da cidade, como os Arturos e os Ciriacos, além de oriundas de municípios vizinhos, como Belo Horizonte e Ibirité. Na festa são coroados o rei e a rainha do ano.

Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais

É uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). Tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural. Realizada de dois em dois anos, a Jornada integra a programação do Dia do Patrimônio e incentiva o desenvolvimento de diversas atividades.

Serviço:

Festa de Nossa Senhora do Rosário

Data: 3/9

Local: Capela Nossa Senhora do Rosário (Rua Barão do Rio branco, 150 – Jardim Industrial)

Programação:

9h- recepção das das guardas visitantes e dos reis do ano;

12h – almoço na capela Nossa Senhora do Rosário;

15h30- início da procissão que vai da Capela do Rosário até a Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima;

Foto: César Augusto

Autor: Estagiário João Vieira, sob supervisão da jornalista Ana Carolina Cunha