Gerente de Educação do Senac em Minas lança livro “Cartografias da Educação Profissional/Efeito docente e horizontes da democracia”

Gerente de Educação do Senac em Minas lança livro “Cartografias da Educação Profissional/Efeito docente e horizontes da democracia”

Obra foi desenvolvida em coautoria com orientadores da Universidade Católica de Brasília 

Já está disponível em formato de e-book “Cartografias da Educação Profissional: efeito docente e horizontes da democracia”, livro escrito por Murillo Alencar, Gerente de Educação do Senac em Minas, em coautoria com os pesquisadores Carlos Ângelo de Meneses Sousa e Leonardo H. Soares. A publicação pode ser acessada gratuitamente no site da Editora Pathos, por meio do link http://editorapathos.com.br/cartografias-da-educacao-profissional/.

A obra conta com prefácio e texto de quarta capa de Anna Beatriz Waehneldt, Diretora Nacional de Educação Profissional do Senac, que destaca: “Cartografias da Educação Profissional: efeito docente e horizontes da democracia” realiza uma investigação relevante na esfera da pesquisa educacional pela sua atualidade metodológica e temática. Uma importante contribuição refere-se ao seu próprio objeto de pesquisa – a demonstração do efeito da atuação dos docentes sobre os resultados do desempenho dos alunos da educação profissional técnica integrada ao ensino médio”.

Fruto em grande parte de sua tese de doutorado, a obra de Murillo Alencar aponta as variáveis do Censo Escolar sobre os potenciais efeitos da dimensão docente nos resultados dos alunos do ensino médio integrado à educação profissional. Analisa, também, a recorrência dessas variáveis com os resultados de desempenho e de rendimento escolar em municípios com PIB e IDH próximos, promovendo a reflexão sobre a avaliação contextual do docente e da escola e sobre as ações para a melhoria do desempenho acadêmico de alunos do Ensino Médio Integrado.

O Gerente de Educação do Senac em Minas comenta sua expectativa com o lançamento do livro. “Espero ampliar a discussão, inspirando novas práticas e continuidades acerca do potencial efeito docente e, sobretudo, das condições necessárias para o exercício da docência e do papel da escola, em especial, na educação profissional, que é fortemente estruturada no pilar ‘saber fazer’. É também uma expectativa que a didática foque em novas estratégias de aprendizagem a partir do trabalho, apoiadas em políticas educacionais e projetos que promovam a qualificação da formação e da atuação docente.”

Murillo avalia que a educação profissional representa para os jovens uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e que a educação e a sociedade são entendidas como dois processos da vida humana que se retroalimentam em ações e reações recíprocas. “Neste sentido, o papel da sociedade diante dos problemas comuns e dos esforços de solução é promover a mobilização política necessária para que o papel do professor não seja subestimado nem superestimado, mas ressignificado. Por ser uma questão multifatorial, a concepção de um padrão de qualidade que avalie o esforço do trabalho realizado pelas escolas, por seus professores, alunos e pela comunidade é complexa e, nesse sentido, o debate, a reflexão e a crítica se ampliam, deixando de ser uma questão puramente técnica e de gestão, e se tornando um problema também social e político que demanda de agenda e interesse.”

O gestor ressalta como os resultados obtidos no seu estudo podem contribuir para a qualificação de políticas e projetos educacionais com foco na formação contínua dos docentes e no aprimoramento dos resultados dos alunos do Senac. “Entendemos que o docente é aquele que, em sua prática, aprimora o campo de visão do aluno sobre elementos, recursos, realidades e associações com vista ao encontro ou à criação de soluções. Por isso, a partir deste trabalho, foram apresentadas propostas para compreender, desde o perfil ao contexto e condições de atuação desses profissionais, de modo a assegurar as condições mínimas necessárias para os docentes no campo da educação profissional. A partir daí, desenvolvemos e implantamos o Censo Docente, o Plano de Adequação da Formação Docente, o Programa Saberes Senac com o Ciclo de Formação Integrada – engajando o docente, supervisores, secretaria escolar e lideranças, o Programa de Gestão da Permanência do Aluno e, para 2024, propostas como a do Programa de Residência Pedagógica do Senac em Minas e a do Serviço de Orientação Educacional e Profissional.”

A pesquisa apresentada neste livro se desenvolveu sob a égide da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade dentro do Programa de Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília e com o apoio financeiro do CNPq na pesquisa “Cartografia dos Territórios da Aprendizagem como Estratégia de Reconstrução do Trabalho Docente (2017-2021)”.

Lançamento em Pernambuco

O livro “Cartografias da Educação Profissional: efeito docente e horizontes da democracia” foi lançado em no dia 15 de agosto na Universidade Católica de Brasília. E contará com lançamento presencial no Senac Pernambuco, nos dias 21 e 22 de setembro, quando Murillo Alencar representará o Senac em Minas no Congresso Internacional de Educação da instituição pernambucana.

O autor

Murillo Alencar – Gerente de Educação do Senac em Minas. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atua principalmente com os temas: Educação Profissional e Tecnológica, Desenvolvimento de Competências Profissionais, Formação docente, Regulação de nível médio e superior, Monitoramento Educacional, Produtos e Serviços Educacionais.

Os co-autores

Carlos Ângelo de Meneses Sousa – Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) com estudos na Universidade de Bonn (Alemanha) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e pesquisador da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade, ambos da Universidade Católica de Brasília. Juntamente com o Prof. Ricardo Mariz, coordenou a Pesquisa “Cartografia dos territórios da aprendizagem como estratégia de reconstrução do trabalho docente e gestores para o ensino básico” (CNPq – UCB – 2017-2021).

Leonardo H. Soares – Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília – (UCB). Atualmente, ocupa simultaneamente os cargos de Secretário Executivo da União Marista do Brasil (UMBRASIL) e Secretário Executivo da Região América Sul (Marista). Atuou na docência do Ensino Superior por 15 anos no Centro Universitário de Brasília. Participou da pesquisa “Cartografia dos territórios da aprendizagem como estratégia de reconstrução do trabalho docente e gestores para o ensino básico” (CNPq – UCB – 2017-2021).