Governador propõe mudança em PEC que retira Detran da Polícia Civil

Governador propõe mudança em PEC que retira Detran da Polícia Civil

Texto do Executivo também elimina obrigação de gastos com propostas de audiências públicas regionais

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu, na Reunião Ordinária desta terça-feira (14/3/23), duas mensagens do governador Romeu Zema. Uma delas apresenta um novo texto para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 71/21, de autoria do próprio governador, que retira da Polícia Civil competência para exercer atividade relacionada a trânsito.

A outra mensagem do governador solicita o desarquivamento do Projeto de Lei (PL) 3.945/22, que autoriza o Estado a realizar uma permuta de imóveis com a Granja Werneck S.A. para atender acordo judicial que permite a regularização fundiária da Ocupação Izidora.

O novo texto (substitutivo) apresentado pelo governador para a PEC 71/21 modifica o texto original, acatando alterações recomendadas pela Comissão Especial da Assembleia que analisou a proposta no final de 2021. Além disso, o novo texto altera outros artigos de forma a retirar da Constituição a previsão de gastos com propostas aprovadas em audiências públicas regionais do Estado.

Por fim, altera o artigo 89 da Constituição do Estado, a fim de permitir que o governador resida na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e não apenas na Capital, como está previsto atualmente.

O governador também afirma que o novo texto da PEC 71/21 está em consonância com o PL 358/23. Também de autoria do governador, esse projeto trata da reforma administrativa do Estado, cria a Secretaria de Estado de Comunicação e a Secretaria de Estado de Casa Civil, vincula o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito e prevê a criação de oito subsecretarias.

Para eliminar da Constituição a obrigatoriedade de gastos com propostas aprovadas em audiências públicas regionais, o governador modifica os artigos 73, 74, 155 e 158. A principal modificação é a revogação do parágrafo 5º do artigo 155.

Esse parágrafo determina que a Lei de Diretrizes Orçamentárias fixará percentual não inferior a um por cento (1%) da receita orçamentária corrente ordinária do Estado, destinado ao atendimento das propostas priorizadas nas audiências públicas regionais, a ser incluído na Lei Orçamentária Anual e executado, com o respectivo pagamento, até o final do exercício financeiro correspondente, sob pena de responsabilidade.

Com relação à Polícia Civil, a proposta do governador elimina a regra de que as promoções neste órgão obedecerão ao critério alternado de antiguidade e merecimento. No lugar disso, o texto prevê que estas promoções obedecerão ao disposto em lei complementar.

Legenda da foto: Plenário recebeu duas mensagens do governador Romeu Zema/Arquivo ALMG – Foto: Elizabete Guimarães

Fonte: Governador propõe mudança em PEC que retira Detran da Polícia Civil (almg.gov.br)