Governo de Minas e Cemig realizam chamamento público para seleção de atrações culturais durante o Carnaval

Governo de Minas e Cemig realizam chamamento público para seleção de atrações culturais durante o Carnaval

Propostas aprovadas ficarão em um banco de projetos e poderão ser incentivadas ao longo de 2025

Governo de Minas e a Cemig estarão, novamente, ao lado do setor cultural e dos mineiros em mais uma edição do Carnaval da Liberdade. A empresa publicou, nesta terça-feira (17/12), um chamamento público para a seleção de projetos artísticos e culturais com a temática do carnaval.

As iniciativas inscritas e aprovadas no Carnaval da Liberdade Cemig 2025 farão parte das atrações que serão patrocinadas pela companhia para execução no carnaval do próximo ano e, também, ao longo dos outros meses. Ao todo, serão destinados cerca de R$ 11 milhões para os projetos escolhidos. As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir dessa terça-feira (17/12), no site da Cemig, e podem ser feitas até as 23h59 do dia 20/1/2025.

A secretária-adjunta de Estado de Comunicação, Bárbara Botega, ressaltou o esforço do Governo de Minas de valorizar e promover o carnaval no estado com essas iniciativas.

“O Governo do Estado entende que carnaval é cultura, arte, uma manifestação popular que gera emprego e renda e, nesse sentido, não mede esforços para incentivar a festa que traz desenvolvimento econômico para o nosso estado”, destacou Bárbara Botega.

“Entendendo a relevância da folia, o Estado lança, com a Cemig, este chamamento público para incentivar todos atores que fazem com que o nosso carnaval seja uma das melhores festas do Brasil”, completou.

Podem participar do chamamento público projetos ligados aos blocos, às festas de carnaval, às escolas de samba, aos blocos caricatos e outras iniciativas que vão acontecer durante os dias de folia. Além desses, também podem se cadastrar as propostas que serão desenvolvidas fora do período de carnaval, mas que estejam diretamente relacionadas ao assunto, como oficinas, cursos, festas, pré-produção carnavalesca, entre outras.

A diretora de Comunicação Empresarial e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, ressaltou a participação da Cemig em mais uma edição do Carnaval da Liberdade.

“Além do edital de pré-carnaval lançado em agosto pela Cemig, a empresa está publicando o chamamento público para ampliar ainda mais o alcance dos incentivos da companhia, de maneira que possamos beneficiar o maior número de pessoas nas várias regiões do estado”, enfatizou Cristiana Kumaira.

Mais recursos para a folia

A ampliação do investimento no Carnaval de Minas Gerais é comemorada por quem faz a folia acontecer nas ruas.

“A partir do ano passado, com a criação deste edital da Cemig, a gente conseguiu ter um fôlego maior, trabalhar durante o ano e fazer um desfile com mais perfeição”, contou o presidente da Escola de Samba Cidade Jardim, Alexandre Silva.

“Essa entrada da Cemig, do Governo do Estado, fomentando o Carnaval de Belo Horizonte, não só o de rua, como eu faço parte, mas sobretudo o carnaval das escolas de samba e blocos caricatos, que estão aqui na cidade fomentando o Carnaval há tantos anos, é de extrema importância pra gente reconhecer o carnaval da capital mineira como um dos maiores do país”, enfatizou o presidente do bloco Unidos do Samba Queixinho, Gustavo Caetano.

Inscrições

Poderão ser proponentes neste chamamento público pessoa física e/ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, que tenham projetos com temática carnavalesca, devidamente inscritos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Leic) e autorizados para captação e recebimento dos aportes no exercício de 2025.

Os projetos devem ser cadastrados no site da Cemig onde o interessado preencherá um formulário, detalhado as ações propostas na iniciativa. Os aprovados irão compor um banco de projetos da Cemig para o carnaval.

Os projetos submetidos ao edital devem apresentar a autorização para captação ao projeto (Certificado de Aprovação – C.A) no momento de assinatura do contrato.

A Cemig decidirá os valores a serem repassados a cada projeto, de acordo com a avaliação e a classificação de cada proposta nas etapas de seleção. De acordo com a legislação vigente, o atendimento à iniciativa pode ser parcial.

Todas as informações sobre o chamamento público e a inscrição estão disponíveis no site  da Cemig, neste link.

Foto: Cristiano Machado