Guedes Mister M recebe o JNC em entrevista destacando seu amor por Esmeraldas

Guedes Mister M recebe o JNC em entrevista destacando seu amor por Esmeraldas

José de Araújo Guedes, carinhosamente conhecido como Mister M, veio da pequena cidade de Santa Maria do Suaçuí, no distrito de Glucínio.

Legendas: entrega da Reforma do Hospital Municipal 25 de maio e entrega de veículo para a APAE

Mister M foi mágico, vereador por dois mandatos e vice-prefeito em Esmeraldas por duas vezes, sempre atuando nas políticas públicas e com foco excepcional no trabalho social. Um homem simples, do povo, e de um carisma sensacional. É o atual presidente de honra da Obra Social Maria Guedes de Araújo, que leva o nome de sua amada e falecida mãe, e que hoje tem à frente, como presidente (licenciada), sua filha Amanda Guedes. Na atual administração do prefeito Marcelo Nonato, Mister M foi um grande parceiro, buscando recursos para a cidade que tanto ama, Esmeraldas, tanto no estado, com o deputado Lucas Lasmar (REDE), quanto a nível federal, com o deputado Mário Heringer (PDT).

Legenda: com o ministro Carlos Lupi e o deputado federal Mário Heringer

Tivemos a honra de ser recebidos por esse grande homem do trabalho social para uma emocionante entrevista. Em um bate-papo descontraído, Mister M mostrou ser realmente um homem de compromisso com o povo.

Legenda: agradecimentos  as irmãs no asilo onde viveu até os 18 anos

JNC – Como foi o seu envolvimento na política?
MM – Fui presidente de associações e comecei minha vida pública trabalhando em campanhas. Minha carreira política iniciou-se como candidato a vereador, sendo eleito e reeleito. Tive ainda a grata satisfação de receber o título de cidadão honorário de Esmeraldas, pelos relevantes serviços prestados ao município e pelo destaque como parlamentar. Além disso, fui secretário e presidente da Câmara Municipal de Esmeraldas.

Legenda: atuações como vereador e presidente da Câmara

Cheguei a ser vice-prefeito do município por duas vezes e fui considerado o divisor de águas em ambas as eleições. No primeiro mandato como vice-prefeito, rompi com o chefe do Executivo, ainda com sete meses de governo, por não concordar com a forma de atuação da administração.

Com o gabinete itinerante

Hoje, a esposa do ex-prefeito preso é candidata a vice-prefeita na chapa de oposição a Marcelo Nonato. Mas não desanimei. Atendia o povo em um pequeno gabinete e, para aqueles que não tinham como ir até mim, foi criado o gabinete itinerante.

Já no segundo mandato como vice, munido da força que vem do povo, cheguei com toda vontade de trabalhar. No entanto, mais uma vez fui colocado à margem de qualquer decisão e execução do Executivo, exercendo o cargo de vice-prefeito sem voz nem vez, meramente figurativo. Mas meu gabinete esteve sempre aberto. Ainda que sem ter o poder de decisão, sempre estive disposto a servir a todos dentro das limitações de um cargo de substituição.

 

JNC – Por que não ser mais candidato?
MM – Olha, percebo que hoje a política mudou muito. Eu, mesmo com pouca instrução, busquei me atualizar para servir ao povo, sendo sempre capacitado por Deus. Desde criança, minha filha Amanda Guedes sempre esteve ao meu lado e, com sua humildade, sabedoria e discernimento, buscou estudar, se qualificar, e acho que chegou a hora de darmos continuidade ao trabalho social e às políticas públicas. Amanda, que hoje tem 28 anos, é bacharelando em direito e presidente licenciada da Obra Social Maria de Araújo Guedes, que foi fundada em Esmeraldas e hoje também atua no município de Santa Maria do Suaçuí. Política não é feita de herança, mas sim de amor ao ser humano, qualificação e capacitação.

 

JNC – Então Mister M se aposenta?
MM – Da vida política, em breve. Mas o trabalho social nunca irei parar; sinto que é uma missão divina. Tenho certeza de que minha filha Amanda Guedes irá fazer um mandato voltado para as melhorias que Esmeraldas precisa, junto com Marcelo Nonato, que já fez muito pela nossa cidade e fará ainda muito mais.

JNC – Como você define seu legado em Esmeraldas?
MM – Enfrentei grandes batalhas, muitos desafios, e sobrevivi a todos com o apoio popular. O que fiz foi confiante em Deus e pela necessidade do povo. Criei meus filhos com a mesma opinião: “quem não nasceu para servir, não serve para viver”. É de grande importância dar continuidade ao trabalho do nosso prefeito Marcelo Nonato, e peço aos meus amigos de Esmeraldas a oportunidade para minha filha Amanda Guedes. Aproveito a oportunidade para mais uma vez agradecer a Deus, minha família, meus amigos e ao povo de Esmeraldas, que tanto amo.