As inscrições para os cursos de DJ e Fotografia do projeto Incentivo Às Culturas Periféricas estão abertas. As atividades vão acontecer em Belo Horizonte, Contagem e Ribeirão das Neves e são destinadas para pessoas a partir dos 15 anos. A iniciativa é da Move Cultura, em parceria com a Produtora Cultural Akan, Cine Teatro Popular e Casa Criativa. As vagas são limitadas, e os selecionados vão receber auxílio alimentação e certificado. Faça sua inscrição até 30/11!
De acordo com Rafael Aquino, diretor-executivo da Move Cultura, o projeto tem a missão de ampliar o acesso às formações artísticas. “Esta ação vai acolher e capacitar pessoas que desejam iniciar a trajetória na área cultural. Por meio das oficinas gratuitas, a Move pretende estimular o desenvolvimento de novas habilidades, o fortalecimento da autoestima e o empoderamento desses jovens, incentivando-os a acreditar em suas capacidades e talentos”, garante o empreendedor social.
Com início previsto para o dia 18 de novembro e duração de três meses, as aulas do projeto Incentivo Às Culturas Periféricas, viabilizado pela Funarte e pelo Ministério da Cultura por meio do Governo Federal, serão distribuídas em três locais. Cada cidade vai receber uma atividade:
- Contagem – Curso de DJ: Casa Criativa (rua Monsenhor Bicalho, 263 – Eldorado)
- BH – Curso de DJ: CRAS Taquaril (rua Ludgero Felipe Ferreira, 42, Conj. Taquaril)
- Ribeirão das Neves – Fotografia: Cine Teatro Popular (rua do Comércio, 225, Justinópolis)
Os cursos serão ministrados duas vezes por semana, entre 14h e 16h, com foco na prática e no aprendizado contínuo. As aulas de DJ terão William de Paula (DJ Will BH) como instrutor, e as de Fotografia vão contar com Marco Antônio (Marcola), que é um dos educadores da Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) e do Hábil Idade, outros programas de formação da Move Cultura.
“A nossa expectativa é a de ampliar a capacidade social e artística dos agentes culturais dos territórios contemplados pelo projeto, que, por atuarem em territórios periféricos, já desempenham papéis essenciais na promoção da cultura, mas enfrentam dificuldades para acessar editais e para viabilizar suas atividades. Além disso, ao oferecer essas capacitações, o projeto pretende diversificar a produção cultural e incentivar a experimentação artística, fortalecendo a representatividade e criando novas vozes no cenário artístico da comunidade”, explica Aquino, revelando que, a partir de 2025, o curso de percussão será incluído na grade curricular do projeto.
Como parte das ações do projeto Incentivo Às Culturas Periféricas, está prevista a realização da Liga BH Freestyle, uma iniciativa voltada para o fortalecimento da cultura Hip Hop em BH e Região Metropolitana, valorizando e promovendo talentos locais e impulsionando a expressão cultural.
Incentivo Às Culturas Periféricas
Cursos de DJ e Fotografia
Inscrições até 30/11
Link para Inscrição!