Justa homenagem a Tilden Santiago: Instituto Ekopolis lança prêmio que destaca a cidadania, ecologia, ética e sustentabilidade

Justa homenagem a Tilden Santiago: Instituto Ekopolis lança prêmio que destaca a cidadania, ecologia, ética e sustentabilidade
Os trabalhos selecionados vão compor uma publicação, digital e impressa, com textos nas categorias poesia, prosa e jornalismo ambiental

Estão abertas as inscrições para o 1° Ekopolis – Prêmio Tilden Santiago de Ecologia e Política, que visa “promover a cidadania e a ecologia como forças luminares da humanidade e da sustentabilidade”. A iniciativa é do Instituto Ekopolis, movimento nascido em 2019, em Contagem, idealizado pelo homenageado desta edição de estreia. Serão selecionados textos com os temas cidadania, ecologia, ética, política e sustentabilidade, amplo aspecto, nas categorias poesia, prosa e jornalismo ambiental. Os interessados podem se inscrever até o dia 13 de outubro.

O prêmio celebra três importantes marcos da sustentabilidade: os 50 anos da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo; os 35 anos do Relatório Brundtland (Nosso Futuro Comum), documento fruto de reunião da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, coordenado pela então primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, em 1987; e os 30 anos da Eco-92, realizada em 1992, no Brasil. Os três eventos, organizados pelas Nações Unidas, reuniram chefes de estado  com o objetivo de debater os problemas ambientais mundiais e definir estratégias para minimizá-los.

A premiação também homenageia o idealizador do Instituto Ekopolis, o ex-deputado federal Tilden José Santiago, personalidade de destaque nos meios político e ambiental de Contagem,  e Minas Gerais.

Premiação

Em cada categoria serão selecionados dez textos, sendo na categoria Poesia, textos com no máximo 4.200 caracteres cada; na categoria Prosa, textos, crônicas, minicontos ou papers, com no máximo 8.400 caracteres cada; e na categoria jornalismo ambiental, serão selecionados até dez matérias jornalísticas, com no máximo 8.400 caracteres cada. Por jornalismo ambiental compreende-se aquele relacionado com a natureza e o meio ambiente, especialmente com os impactos da atividade humana sobre o planeta.

As equipes do Selo Editorial Starling e os membros do instituto Ekopolis serão responsáveis por fazer a seleção dos textos que farão parte de uma publicação, digital e impressa.

Os organizadores esclarecem que os textos não precisam ser inéditos, desde que abordem um ou mais temas propostos. Ao participar, ficam os autores cientes de que não haverá vinculação ou pagamento por direitos autorais. Todos os selecionados entrarão como co-autores do livro e os três primeiros selecionados de cada categoria receberão uma medalha, um certificado e três exemplares do livro. Os demais colocados receberão o certificado e um exemplar do livro, que será lançado no dia 13 de dezembro de 2022, em uma live realizada pelo Selo Editorial Starling. As inscrições são gratuitas.

Sobre o homenageado

Tilden José Santiago é mineiro de Nova Era. Nasceu em 13 de julho de 1940, e faleceu em Belo Horizonte, em 2 de fevereiro de 2022. Moveu-se pelos estudos de humanidades e filosofia, indo do conservador Seminário de Mariana, aos estudos teológicos na Universidade Gregoriana, em Roma, nos tempos do Vaticano II. Um encontro com Paul Gauthier e Marie Thérèse, que o fez trocar o Colégio Pio Brasileiro em Roma, pela Fraternidade dos companheiros de Jesus Carpinteiro em Nazaré, na Palestina.

No ano de 1967, ordenou-se padre e na década de 70 abandonou o sacerdócio. Já em Belo Horizonte, formado em filosofia e jornalismo, ingressou na Ação Libertadora Nacional – ALN depois do golpe militar de 1964. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores – PT, em Contagem, e da Central Única dos Trabalhadores – CUT. Trabalhou no Jornal Diário do Comércio; foi professor na PUC MG e na UFMG.

Pelo estado de Minas Gerais, foi deputado federal por três mandatos consecutivos e trabalhou como secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, no governo Itamar Franco. Em 2002, foi o terceiro colocado na eleição para senador em Minas Gerais, com 3.301.171 votos, o equivalente a 20,57% do total. No ano de 2003, foi nomeado embaixador do Brasil em Cuba.

Em 2007, desfiliou-se do PT. Em 2008, vinculou-se ao Partido Socialista Brasileiro – PSB, permanecendo até 2009. Suas últimas filiações partidárias foram PSOL (2020-2021) e Cidadania (2021-2022). Seu trabalho sempre foi direcionado à luta pelo trabalhador, minorias e meio ambiente, por isso, de 2019 em diante, dedicou-se à criação do Instituto Ekopolis – Ecologia e Política.

Para Vladmir Santiago, filho de Tilden, o prêmio vai manter viva a memória do pai. “Para nós, da família, a criação desse prêmio é uma honra por toda trajetória dele. O prêmio leva o nome do meu pai, vai ocorrer anualmente, isso é uma forma de manter viva a memória dele, que sempre promoveu e lutou pela cidadania, democracia, participação popular, cultura e educação”.

Inscrições

As inscrições vão até o dia 13 de outubro. Para informações de como se inscrever, os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (31) 99292-9805, por e-mail selostarling@gmail.com ou no Instagram @seloeditorialstarling.

 Clique aqui e acesse o edital.

Autor:Estagiário Wendell Rafael sob supervisão da jornalista Ana Paula Figueiredo