“Kmon Ride”: evento arrecada cerca de 800 quilos de alimentos que beneficiará população vulnerável

“Kmon Ride”: evento arrecada cerca de 800 quilos de alimentos que beneficiará população vulnerável

Nesta segunda-feira, o banco de alimentos de Contagem recebeu as doações

A Prefeitura de Contagem recebeu, na segunda-feira (17/7), os alimentos arrecadados na inscrição do evento “Kmon Ride”, realizado entre os dias 7 e 9 de julho, no parque Fernão Dias, que proporcionou diversão e entretenimento a centenas de pessoas. As doações serão destinadas a instituições sociais cadastradas no Banco de Alimentos da cidade e contribuirá para a garantia da segurança alimentar de pessoas mais vulneráveis do município.

O produtor do Kmon Ride, Fernando Melo afirmou que o sucesso do evento, que recebeu cerca de 700 atletas e mais de duas mil pessoas no parque Fernão Dias em três dias de atividades, propiciou uma contribuição maciça à cidade e vai ajudar muitas pessoas. “São cerca de 800 quilos de alimentos, todos exigidos na inscrição de quem participou do Kmon Ride, que esteve pela primeira vez na cidade e que, além da diversão, da adrenalina em circuitos off-roads, da promoção do esporte, também tem um viés social. Esperamos que muitas pessoas sejam beneficiadas”, disse. O “Kmon Ride” também deixou um legado para Contagem: a trilha construída para o evento será permanente, podendo o morador da cidade usá-la desde então, tanto para o ciclismo como para caminhadas e corridas.

Para o diretor de Parques de Contagem, Rafael Mendes, “ações como esta mostram que esporte, natureza e solidariedade caminham juntas”. “Quando o evento foi acertado que viria para a cidade, muito nos alegrou. Além da questão estrutural do parque Fernão Dias, que foi melhorada, beneficiando a população, ainda tivemos esta questão social, de sustento, de colaboração, de humanidade”, completou.

A gerente do Banco de Alimentos, Ayala Santerio, explicou que “a doação será destinada às pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo a segurança alimentar delas”. Atualmente o banco de alimentos da cidade conta com 55 instituições cadastradas.

Banco de Alimentos

O Banco Alimentos articula com uma rede de doadores, que podem ser empresas e pessoas físicas, agricultores, cooperativas. Os alimentos que perderam o valor comercial, mas que podem ser consumidos, são doados e, após o recolhimento, há uma seleção dos mantimentos, que são encaminhados às instituições cadastradas. Somente em junho, cerca de 24 toneladas de alimentos foram doados.

Para ter direito à doação, a instituição deve produzir e distribuir refeições prontas e gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Semanalmente cerca de 7 mil pessoas são beneficiadas em Contagem.

Os alimentos são coletados  e recebidos junto à rede de doadores, avaliados e selecionados pela equipe técnica do banco de alimentos e, em seguida, repassados ao público-alvo. A ação ocorre desde 2010, quando o banco foi inaugurado em Contagem.

Serviço:

Banco de Alimentos de Contagem

Endereço: Rua São Lucas, 266 – Água Branca

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Contato: (31) 2342-3640

Fotos: Thiago Gravino

Autor: Repórter: Flávia Nunes / Edição: João Cavalcanti