Mais de 70 presos atuam na limpeza de ruas atingidas por temporal em Ipatinga

Mais de 70 presos atuam na limpeza de ruas atingidas por temporal em Ipatinga

Número de detentos na desobstrução das vias pode chegar a 150; servidores da Sejusp também se mobilizam na coleta de doações para atingidos

 
  
As mortes e a destruição causadas por fortes chuvas na madrugada de domingo (12), em Ipatinga, mobilizaram a cooperação do Departamento Penitenciário de Minas Gerais. Em apoio à população afetada, já na manhã desta segunda-feira (13), 75 presos começaram a trabalhar na desobstrução das ruas dos bairros Granja Vagalume e Forquilha. Eles cumprem pena na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, e têm autorização judicial para o trabalho externo.
O diretor regional do Depen-MG na 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Marcelo Marshal Júnior, anunciou que está providenciando o direcionamento de mais 80 presos para reforçar os trabalhos. “Mesmo diante da tragédia, os presos da região do Vale do Aço, ajudando a população, mostram que é possível transformar a dor em ação, unindo forças para reconstruir e trazer esperança a todos que precisam”, destacou o diretor.
Além da participação dos presos na desobstrução das vias, servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) também se mobilizam na coleta de doações para as famílias impactadas. A sede da Risp (Avenida Londrina, 1.175, Bairro Veneza) está funcionando como um ponto de arrecadação, onde a população pode contribuir com água, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza.
Para o secretário de administração municipal de Ipatinga, Leonardo Oliveira Rodrigues, o apoio do Depen-MG tem sido essencial. “Agradeço a sensibilidade neste momento tão difícil. O trabalho dos presos fortalece essa força-tarefa, e sou profundamente grato pela colaboração”, afirmou o secretário.