Minas Gerais entra para o roteiro internacional de resorts brasileiros durante feira de turismo portuguesa

Iniciativa faz parte da estratégia da Embratur para diversificar destinos e competir com o mercado caribenho pelos turistas internacionais europeus

A rede de hotéis portuguesa Vila Galé, a Embratur, a companhia aérea portuguesa TAP e a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) apresentaram, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o empreendimento Vila Galé Collection Ouro Preto, o primeiro da rede no estado. Com um cooking show com as Chefs Carolina Fádel e Maria Clara Magalhães, a ação de divulgação ocorreu nesta quinta-feira (13) e ressaltou a gastronomia como parte preponderante da hospitalidade mineira.
Além do cooking show, os representantes do trade presentes na ação também participaram do sorteio de uma viagem a Minas Gerais com um par de passagens garantido pela TAP e hospedagem no empreendimento da Vila Galé, na cidade histórica de Ouro Preto (MG).
A ação de promoção se enquadra na estratégia da Embratur para fortalecer a presença de resorts brasileiros no mercado turístico internacional, em especial em destinos que são destaques culturais como Ouro Preto, reconhecido pela Unesco como patrimônio cultural da Humanidade.
O objetivo é diversificar destinos e, também, fazer frente à concorrência caribenha pelos turistas portugueses e de outros países europeus. O estado mineiro apresentou crescimento percentual de 35% na entrada de turistas internacionais no ano de 2024 em comparação ao mesmo período anterior. E, no ranking dos países emissores, Portugal ocupa a primeira posição.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação é importante por promover qualificação e crescimento da rede hoteleira. “Minas Gerais reúne um conjunto de características e atrativos muito singulares. A gastronomia, a cultura e destinos históricos marcantes se unem ao turismo de aventura e natureza, segmento que vem se destacando internacionalmente”, reforçou Freixo. “Então, ao promover esse empreendimento, estamos falando em potencializar a atração de turistas internacionais, em especial de portugueses, que já são hóspedes frequentes, para uma região que é um belo retrato cultural e histórico do Brasil”, completou.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira, o novo empreendimento fortalece a vocação turística do estado. “O Vila Galé Ouro Preto é um marco para o turismo de Minas Gerais, trazendo um conceito que valoriza a história, a cultura e a hospitalidade mineira. Em uma das cidades mais emblemáticas do Brasil, este hotel se integra perfeitamente ao nosso patrimônio, proporcionando uma experiência autêntica aos visitantes. Com sua infraestrutura de alto padrão e localização privilegiada, o Vila Galé fortalece a vocação turística de Minas, convidando viajantes do Brasil e do mundo a viverem a essência da nossa história e tradição”, afirma o secretário.
Outra importante ação para promoção de resorts brasileiros no mercado europeu ocorreu na quarta-feira (12). O estande da Embratur sediou uma ação da Resorts Brasil, que apresentou uma série de empreendimentos em destinos do Brasil, com sorteio de experiências para empreendimentos da rede.
Vila Galé

O empreendimento do grupo português ocupará um prédio histórico de Ouro Preto (MG) que abrigou o primeiro regimento de cavalaria de Portugal no Brasil e o colégio salesiano Dom Bosco. A inauguração está prevista para maio deste ano. O complexo tem capacidade para oferecer serviços em variados segmentos do turismo, conforme destaca o fundador e presidente da rede Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida. “O clima de Cachoeira do Campo nos deu confiança para investir na produção de vinhos e azeites, seguindo o modelo bem-sucedido de Portugal”, afirma Almeida.

 

Legenda da foto em destaque:
para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a ação é importante por promover qualificação e crescimento da rede hoteleira do estado. [Foto: Márcio Menasce/Embratur]