“MOSTRA PUERÍCIA” LEVA ESPETÁCULOS DE DANÇA PARA A REGIÃO DO BARREIRO

“MOSTRA PUERÍCIA” LEVA ESPETÁCULOS DE DANÇA PARA A REGIÃO DO BARREIRO

Evento celebra os 12 anos da iniciativa sociocultural no dia 30 de novembro, a partir das 14h; entrada gratuita

As tradicionais brincadeiras infantis, como pular corda e jogar amarelinha, que acabaram dando lugar para os jogos eletrônicos e smartphones, foram resgatadas pela Associação Cultural Cia Agnes, que incluiu as lúdicas atividades em aulas interativas de dança. O resultado dessa junção, que já acontece há 12 anos na Região do Barreiro, poderá ser conferido no dia 30 de novembro, na Mostra Puerícia, que vai ocupar o Centro de Apoio à Escola Integrada Eloy Heraldo Lima (Av. Haydée Abras Homssi, 560, Vale do Jatobá), em BH, a partir das 14h. Com entrada gratuita, o evento terá tradução em libras e uma Feira de Economia Solidária, onde as famílias dos alunos poderão expor e vender produtos.

 

“O Projeto Puerícia nasceu após a percepção dos integrantes da Cia Agnes de que não há mais brincadeiras como antigamente. Atualmente, tudo está muito tecnológico, e as crianças já não conhecem muitas das brincadeiras e costumes passados. O objetivo do projeto é resgatar memórias antigas, permitindo à geração de hoje experienciar um pouco de nossas vivências e também das vivências dos nossos pais, tios e avós. Além disso, a Mostra Puerícia é uma grande oportunidade de unir diferentes gerações, trazendo para os mais velhos a consciência e a responsabilidade de transmitir às próximas gerações essa cultura, mantendo-a viva por longos anos”, explica Stella Soares, professora diretora-geral e produtora da Cia Agnes, responsável pelo projeto, que tem esse nome em referência ao período de crescimento do ser humano.

Durante a Mostra Puerícia, o público vai apreciar envolventes e animadas coreografias, que contemplam as danças urbanas, moderna e contemporânea, o ballet clássico e o teatro, linguagens presentes no projeto artístico, que, desde a sua criação, em 2012, atendeu mais de 1.500 pessoas, com oficinas realizadas em escolas municipais do Barreiro e em uma academia parceira, localizada na mesma região. “Este projeto traz um impacto gigantesco, pois, para além de aulas de dança, ele carrega cidadania que perpassa dos alunos aos familiares e de fato vem transformando vidas. Como é o caso de alguns alunos que retornam às salas de aula como professores, e vem se tornando profissionais dentro do mercado artístico, indo contra uma realidade social de alta vulnerabilidade ocasionada pela criminalidade e violência do local onde vivem”, explica Stella Soares.

Além da mostra de artes, o evento vai abrir espaço para que as famílias dos alunos possam comercializar produtos artesanais e autorais, movimentando, assim, a economia criativa na região do Vale do Jatobá. “Os empreendedores da região, muitas vezes pais, amigos e familiares dos nossos alunos e alunas, além de terem a possibilidade de gerar uma renda extra durante a Mostra Puerícia, poderão fidelizar novos clientes e terão a divulgação do seu trabalho de forma maior, podendo conquistar apoios, parcerias, entre outros benefícios futuros para os seus negócios. A proposta é fortalecê-los para que os mesmos possam ser motivados a se desenvolverem e se reconhecerem ainda mais como empreendedores”, conta Stella Soares.

Com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, o Projeto Puerícia é realizado pela Associação Cultural Cia Agnes, instituição fundada no ano de 2001 com a missão de fortalecer a cultura da dança na Região do Barreiro. Além de atender adolescentes e jovens por meio da iniciativa, a associação desenvolve também projetos com idosos. “Além de proporcionar a possibilidade de executar o projeto com ainda mais qualidade, contar com o patrocínio do Instituto Unimed-BH nos posiciona em um lugar de destaque e grande responsabilidade. Isso exige de nós uma entrega de excelência, já que teremos a honra de associar o nome de uma empresa tão relevante em nosso estado ao nosso trabalho. Além disso, há uma identificação natural entre a Companhia Agnes e a Unimed, pois ambas compartilham o compromisso com o bem-estar físico e social. Também há a possibilidade de aproximar a população local da cultura e da missão da empresa”, defende Stella Soares.

Mostra Puerícia

Data: 30 de novembro, a partir das 14h

Centro de Apoio à Escola Integrada Eloy Heraldo Lima (Av. Haydée Abras Homssi, 560, Vale do Jatobá) – BH

Entrada gratuita e acessível para todos os públicos

Mais detalhes: @ciaagnes

FOTO THALITA LORRAINE/DIVULGAÇÃO

CIA. AGNES

Fundada no ano de 2001, a Associação Cultural Cia Agnes surgiu com a missão de fortalecer a cultura da dança no Barreiro (BH). Atualmente, a companhia é uma das mais atuantes na região e conta com reconhecimento nacional. No território, a instituição sem fins lucrativos atende a comunidade de uma maneira ampla. “A maior parte do público se concentra entre crianças e jovens, porém, a associação contempla também o público 60+. Em sua maioria, os participantes são pessoas negras, periféricas e que vivem em situação de vulnerabilidade social, explica Stella Soares, professora diretora-geral e produtora da Cia Agnes.

Com cinco modalidades — danças urbanas, dança moderna, dança contemporânea, ballet clássico e teatro —, o Projeto Puerícia é uma das ações da Associação Cultural Cia Agnes. “Os integrantes da companhia desenvolvem as oficinas de dança e de teatro nas escolas, além de desempenharem outros papeis na execução do projeto. A Cia. Agnes conta com uma equipe de professores, produtores e assistentes de produção, administrativo, cenógrafos, maquiadores, figurinistas, prestação de contas, entre outros profissionais. Todo o projeto, desde a elaboração, a execução até a prestação de contas, é realizado por nós”, conta Stella, frisando que a instituição é formada por jovens periféricos de 16 a 42 anos, residentes em toda a Região do Barreiro.

Neste ano, a Cia. Agnes, além das ações do Projeto Puerícia, realizou o Festival Território Dança Barreiro, que teve como missão valorizar outros grupos de dança de regiões periféricas da capital mineira. Para 2025, os planos são muitos. “Estamos com alguns projetos para sair do papel. Todos evidenciando a cultura da nossa regional Barreiro e que buscam trazer transformação de vidas através da arte”, adianta Stella.

INSTITUTO UNIMED-BH
O Instituto Unimed-BH completou 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando a formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente.
Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$190 milhões por meio das leis de incentivo municipal e federal, fundos do idoso e da criança e do adolescente, com o apoio de mais de 5,6 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. Em 2023, mais de 20 mil postos de trabalho foram gerados e 2 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.