Ônibus elétrico passa por teste na logística da CENIBRA

Ônibus elétrico passa por teste na logística da CENIBRA

Mais um passo rumo à sustentabilidade está sendo dado pela CENIBRA. De forma pioneira em sua região de atuação, a Empresa iniciou um teste com ônibus elétrico para o transporte de seus colaboradores, com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, promover ações concretas para descarbonizar suas operações e contribuir no enfrentamento das mudanças climáticas.

O ônibus elétrico elimina completamente as emissões de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2), promovendo a melhoria da qualidade do ar. Além disso, o motor elétrico é significativamente mais silencioso em comparação com os motores tradicionais, reduzindo a poluição sonora e proporcionando um ambiente mais agradável para os passageiros. O desempenho energético também é destaque, uma vez que o ônibus elétrico converte energia em movimento de forma mais eficiente, o que resulta em menor consumo energético e menor custo operacional.

 

“A CENIBRA está comprometida em adotar práticas mais sustentáveis e reduzir impactos ambientais. A Empresa acredita que o uso de ônibus elétrico representa uma oportunidade para promover uma cultura corporativa ainda mais responsável e engajada em relação ao meio ambiente”, disse Sandro Morais Santos, assessor de sustentabilidade.

O teste com o ônibus elétrico será feito durante 30 dias, permitindo à CENIBRA avaliar o desempenho, a eficiência e a viabilidade dessa nova tecnologia em suas operações diárias, em parceria com a empresa Univale, com a qual a CENIBRA mantém contrato de transporte de pessoas.  Essa iniciativa faz parte do trabalho desenvolvido pelas áreas de Sustentabilidade, de Recursos Humanos e de Suprimentos, com colaboração do Grupo de Trabalho de Descarbonização do Transporte e Equipamentos.

Sobre a empresa

 

Constituída em 13 de setembro de 1973 e localizada no leste de Minas Gerais, a Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA) opera com uma unidade industrial no município de Belo Oriente (MG), com duas linhas de produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto e capacidade instalada de 1.200.000 toneladas/ano. A Empresa realiza manejo florestal de 254,1 mil hectares, sendo 105,7 mil hectares de vegetação nativa preservados e destinados à conservação da biodiversidade. Está presente em mais de 80 municípios mineiros com cerca de 7 mil empregos diretos.