Depois de fazer um cortejo para ficar na história do Carnaval de BH, o bloco Pena de Pavão de Krishna retorna à órbita com uma série de cinco oficinas gratuitas. As atividades, que vão acontecer em três espaços da capital mineira — Centro Cultural Usina da Cultura, Centro Cultural Padre Eustáquio e Cresan Mercado da Lagoinha, contemplam as áreas da dança, dos adereços carnavalescos, do canto, da percussão e da composição. Para participar dos encontros, que começam no dia 4 de março, basta fazer a inscrição: https://bit.ly/49zZGQ5.
Conhecido por ser um bloco politizado, por levantar pautas sociais e ambientais, assim como por celebrar a diversidade e a arte, o Pena de Pavão — que teve como tema neste ano “Ventres da Terra”, uma celebração às mestras da cultura e as guerreiras —, tradicionalmente, desenvolve atividades ao longo de todo o ano, mesmo o próximo cortejo sendo só em 2025.
“A gente já está realizando diversas ações, aproveitando mesmo o embalo do pós-carnaval, porque muita gente nos procura depois do desfile com o interesse de participar do bloco no próximo ano. Então, é uma forma de a gente poder aproximar as pessoas em um contexto fora do carnaval, e de elas poderem conhecer o nosso trabalho de perto”, explica Lalis Diniz, uma das regentes da ala de dança do Pena de Pavão. Ela, a propósito, vai ministrar uma oficina de dança, no Centro Cultural Usina da Cultura. “É uma oportunidade de obter muitas trocas, porque sempre chega alguém somando nesse processo, com alguma coisa para ensinar também, o próprio coletivo traz ideias e conhecimentos”, completa a artista e jornalista.
Para Raphael Sales, um dos cantautores do Pena de Pavão e responsável pela oficina de composição de canções, que vai acontecer na Lagoinha, a atividade é uma chance para todas as pessoas que desejam escrever músicas. “Geralmente, as pessoas que participam das nossas atividades nos acompanham nas redes sociais e são pessoas, relativamente, próximas, mas qualquer indivíduo pode participar. Pode ser uma experiência mais direcionada para quem deseja vivenciar um pouco da construção de canção popular, mas também pode ser uma atividade recreativa, pois não há o compromisso de encerrarmos a oficina com algum produto ou uma música, é mais uma troca de saberes entre o público e o bloco”, adianta o artista.
SERVIÇO
Oficinas do Pena de Pavão
Formulário: https://bit.ly/49zZGQ5
Valor? Gratuito
Mais informações: https://www.instagram.com/penadepavaodekrishna/