PERFORMANCE “ENTRE A PELE E A PALAVRA” ABORDA A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

PERFORMANCE “ENTRE A PELE E A PALAVRA” ABORDA A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Artista Eugênia França vai fazer três intervenções na cidade de Contagem a partir do dia 17 de maio

“Entre a Pele e a Palavra” é uma performance extremamente necessária. Afinal, em um país em que oito mulheres sofrem violência a cada minuto, segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, encorajar as vítimas a buscarem ajuda e a denunciarem os agressores é um passo significativo para transformar essa realidade. Focada nessa batalha, a artista plástica mineira Eugênia França, no dia 17 de maio, entre 9h e 17h, na escadaria da Igreja Matriz de São Gonçalo (rua Bueno Brandão, 40, Centro), em Contagem, vai carimbar 60 metros de tecido branco com 30 QR Codes. Os códigos trazem à tona pinturas, cartas e relatos de mulheres vítimas de violência. A performance poderá ser acompanhada ao vivo pelo público.

 

“A violência contra a mulher é um problema crônico, pouco falado e presente no mundo todo. Quando eu trago esse assunto para a arte, eu busco levar ao público uma discussão que, muitas vezes, é negligenciada ou ignorada”, resume Eugênia França, explicando um pouco a dinâmica do trabalho: “Estamos vivendo em um mundo tecnológico, onde tudo é virtual e massificado, inclusive as relações. Ao usar QR Codes para estampar o tecido, eu me aproprio dessas linguagens para ressaltar particularidades. Cada código é uma história individual, que traz a singularidade de cada mulher em seus relatos”. As narrativas presentes nesses QR Codes não se resumem à dor, mas apresentam histórias de superação, empoderamento e amor próprio.

A performance é o desdobramento das pesquisas de Eugênia, que em 2018 apresentou uma série de 250 pinturas retratando mulheres vítimas de violência. O trabalho surgiu depois que a artista recebeu a notícia de que uma amiga havia sido agredida pelo marido. Após a produção de uma videoarte também intitulada “Entre a Pele e a Palavra”, gravada na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, em 2022, a performance da artista ganhou mais força e foi realizado no Mother Temple e no Pura Tirta Empul (Indonésia), em Auckland Central (Nova Zelândia), na galeria Eramboo (Austrália) e no Museu da Loucura (Barbacena), instituição que vitimizou centenas de mulheres.

Durante a execução da performance, a artista disponibilizará para o público cartões-postais com imagens das pinturas que integram a série “Em Nome das Rosas” e com o QR Code direto para a videoarte “Entre a Pele e a Palavra”. Esses cards terão ainda informações sobre os locais de atendimento à mulher vítima de violência. Segundo Eugênia, a ideia é que esses cartões sejam enviados de forma sigilosa às mulheres vítimas de violência, a fim de levar até elas informações sobre onde e como buscar ajuda. “Existe uma cobrança para que as mulheres tomem uma atitude em relação a violência que sofrem, mas, muitas vezes, isso é negado ou desconversando. Com o postal, pessoas que conhecem essas vítimas, mas que se sentem acuados em abordar esse assunto com elas, podem encaminhar o informativo de maneira anônima”, explica Eugênia.

“Entre a Pele e a Palavra”, contemplada no edital Movimenta Multilinguagens, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, vai passar também pela Praça do Coreto, em Nova Contagem, no dia 8 de junho, e pela Praça Nossa Senhora da Glória, no Eldorado, no dia 22 de junho. A ideia é que, em cada um desses encontros, Eugênia França carimbe 20 metros de tecido. Ao final das ações, a artista vai confeccionar roupas que serão usadas por ela no dia-a-dia durante um ano. “Vou compartilhar cada parte do processo nas minhas redes sociais, desde os cortes, as costuras e o uso dessas roupas em meu cotidiano”, diz.

 

PERFORMANCE “ENTRE A PELE E A PALAVRA”

Data: 17/05/2024 – 9h às 17h

Local: Escadaria da Matriz de São Gonçalo (rua Bueno Brandão, 40, Centro)

 

Data: 8/06/2024 – 9h às 17h

Local: Praça do Coreto, em Nova Contagem

 

Data: 22/06/2024 – 9h às 17h

Local: Praça da Glória, no Eldorado

 

Para mais informações
Site:  https://www.premiopipa.com/eugenia-franca/

Instagram: @eugeniafrancaart

QUEM É EUGÊNIA FRANÇA

Nascida na cidade de Patos de Minas (MG), Eugênia França é graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e Serviço Social pela PUC Minas. A artista teve exposições individuais em espaços como Galeria Eramboo Artist Environment (Sydney – Austrália), em 2023; na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira (Contagem – Minas Gerais), em 2022; no BDMG Cultural (BH – MG), em 2021; no BDMG Plural/Cultural (Exposição Virtual), em 2020, no MAM Resende (Rio de Janeiro – RJ), em 2019, no MAB – Museu de Arte de Blumenau (Blumenau – SC), em 2018; no MARCO – Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul (Campo Grande – MS), em 2017; e na Pinacoteca de Maceió (Maceió – AL), em 2017.

A artista mineira também participou de mostras coletivas em Guarulhos (2021), Brasília (2019) e Toronto (2017). Ela fez residência artística na Arts Unfold em Toronto, Canadá (2017) e Eramboo Artist Environment, na Austrália (2023). Eugênia ainda é autora do livro “Nós Outros e Eu Mesma: Transformar o Barro em Cerâmica Expressiva para Refletir Sobre as Relações Humanas na Sociedade Contemporânea”, lançado em 2016. Ela também conquistou o prêmio PIPA Online no ano de 2022.

Foto: Spedim-Islami