Pilbara Minerals anuncia investimento de U$ 313 milhões em projeto de lítio em Salinas (MG)

Pilbara Minerals anuncia investimento de U$ 313 milhões em projeto de lítio em Salinas (MG)

Aquisição estratégica fortalece a posição da empresa australiana no mercado global de baterias e veículos elétricos, enquanto impulsiona o desenvolvimento econômico e social em Minas Gerais e no Brasil

Belo Horizonte, Minas Gerais, 11 de setembro – Após anunciar a aquisição de 100% da Latin Resources por cerca de U$ 370 milhões em ações, a Pilbara Minerals, maior produtora mundial de lítio, anunciou, nesta quarta-feira (11/9), um investimento que vai girar em torno de U$ 313 milhões no projeto a ser executado em Salinas, no Vale do Jequitinhonha de Minas Gerais. A proposta de aquisição ainda está sujeita a aprovação dos acionistas da Latin Resources e está programada para ser concluída antes do final de 2024. Com as formalidades concluídas, os investimentos serão divididos em duas fases, sendo que na primeira o aporte será de U$ 253 milhões, e na segunda de U$ 60 milhões.
Em entrevista coletiva realizada em Belo Horizonte, durante a realização da Exposibram 2024, Dale Henderson, Managing Director e CEO da Pilbara Minerals, destacou a importância da aquisição para a estratégia de crescimento da empresa: “A aquisição da Latin Resources é um marco fundamental na nossa estratégia de diversificação e expansão global. O Projeto Salinas Lithium, com seu potencial de se tornar uma das maiores operações de lítio de rocha dura do mundo, será vital para consolidar nossa posição de liderança nos mercados de baterias da América do Norte e Europa. Estamos entusiasmados em trazer nossa expertise técnica para o Brasil e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”.
A expectativa inicial é de que sejam gerados cerca de 1.000 empregos diretos durante a fase de construção, entre 2025 e 2026, e mais 500 depois quando estiver em operação. Ao todo, entre diretos e indiretos podem ser gerados cerca de 4.000 empregos, algo que promete revolucionar o mercado e a geração de empregos no município do Vale do Jequitinhonha, já que existe o compromisso de que pelo menos 50% da força de trabalho seja local.
A transação, estruturada inteiramente em ações, está alinhada com a estratégia da Pilbara Minerals de diversificar suas fontes de receita além do ativo Pilgangoora, localizado no ocidente australiano. Ao ampliar sua exposição aos mercados de baterias da América do Norte e Europa, a Pilbara não só fortalece seu portfólio, mas também permite que os acionistas da Latin Resources participem desse crescimento, enquanto preserva a capacidade e liquidez do seu balanço patrimonial.
Chris Gale, Diretor Executivo da Latin Resources, compartilhou sua perspectiva sobre a aquisição: “Estamos muito satisfeitos com essa transação, que não só reconhece o valor significativo do Projeto Salinas, mas também oferece aos nossos acionistas a oportunidade de fazer parte de uma das empresas mais dinâmicas e inovadoras do setor de lítio. Juntos, estamos comprometidos em assegurar que o desenvolvimento do projeto seja conduzido com os mais altos padrões de governança corporativa e responsabilidade ambiental, promovendo benefícios duradouros para a comunidade de Salinas e para o Brasil como um todo.”
A Pilbara Minerals planeja utilizar sua vasta experiência e conhecimentos técnicos para otimizar o Projeto Salinas Lithium, mitigar riscos e garantir a execução bem-sucedida. Com o potencial de se tornar uma das 10 maiores operações de lítio de rocha dura do mundo, o projeto desempenhará um papel crucial na estratégia de crescimento da empresa. Além disso, ambas as empresas reforçam seu compromisso com uma governança corporativa rigorosa e a adesão às regulamentações ambientais e padrões internacionais ao longo de todo o processo de aquisição.
Essa aquisição traz significativos benefícios econômicos e sociais para o Brasil, Minas Gerais e, em particular, a cidade de Salinas. Com a integração dessas regiões às operações do maior produtor de lítio de rocha dura do mundo, a Pilbara Minerals ajudará a posicionar o Brasil como um player chave no mercado global de lítio.

Minas Gerais, conhecida como o “Vale do Lítio” do Brasil, se beneficiará de investimentos ampliados em infraestrutura, tecnologia e criação de empregos. Em Salinas, a comunidade verá benefícios econômicos e sociais diretos, incluindo melhorias significativas em infraestrutura local, como estradas e centros de apoio comunitário.
A Pilbara Minerals reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, com planos de investir em diversos programas sociais que beneficiarão funcionários, suas famílias e a comunidade local. Um destaque é o programa de microcrédito em Salinas, focado em promover o empreendedorismo feminino, com planos de expansão nos próximos anos.
Em termos de liderança, Chris Gale, Diretor Executivo da Latin Resources, se juntará à Pilbara Minerals como consultor por 12 meses após a aquisição, para garantir um processo de integração suave e a continuidade das operações.
Sobre a Pilbara Minerals
A Pilbara Minerals é a maior produtora mundial de lítio de rocha dura, com uma infraestrutura robusta e expertise em práticas de mineração sustentável. A empresa está comprometida em alavancar seus recursos e conhecimento para desenvolver o Projeto Salinas Lithium em todo o seu potencial, garantindo que os benefícios da produção de lítio sejam amplamente compartilhados com as comunidades onde opera.
Sobre a Latin Resources

A Latin Resources Limited (ASX: LRS) é uma empresa australiana de exploração mineral, com projetos na América do Sul e Austrália, que está desenvolvendo projetos minerais em commodities que impulsionam os esforços globais em direção às emissões líquidas zero. A empresa está focada em seu projeto principal de lítio em Salinas, localizado no distrito pró-mineração de Minas Gerais, Brasil, onde está desenvolvendo uma operação de mineração totalmente sustentável, com o potencial de estabelecer a companhia como a segunda maior produtora de concentrado de espodumênio no Brasil e uma das produtoras de concentrado de espodumênio de menor custo globalmente.

 

 

Legenda da foto em destaque:
Chris Gale, da Latin Resources; e Dale Henderson, da Pilbara Minerals – Crédito Vicente de Sá / Prefácio Comunicação