Posse dos novos conselheiros regionais consolida participação popular em Contagem
Nesta quarta-feira (30/8), Contagem é a grande aniversariante do dia e às vésperas de seu aniversário ganhou um presente importante: a posse dos 464 conselheiros e conselheiras regionais, realizada na noite de ontem, terça-feira (29/8), na Tenda Encontro, na sede da Prefeitura. Empossados pela prefeita Marília Campos, os conselheiros assumem o mandato para o biênio 23/25. Durante o evento, a prefeita entregou simbolicamente o Certificado de Conselheiro a um conselheiro/ conselheira de cada regional.
Em suas palavras, a prefeita destacou as importantes forças que estão presentes nos territórios como as administrações regionais; os equipamentos públicos, que são a Prefeitura perto do cidadão; os vereadores que são também a voz da comunidade; e os conselheiros regionais que são empoderados pela comunidade para que ela seja ouvida. Todos assim são importantes, segundo Marília Campos, importantes para governar a cidade.
“Vocês me ajudam a escolher prioridades, a exercer um governo que faz de Contagem mais feliz. A participação popular é a menina dos meus olhos, que são para mim a política mais importante. Uma experiência em que a gente compartilha o poder e a responsabilidade pelo cuidado com a cidade. Essa é para mim uma experiência riquíssima que merece ser perpetuada, sendo um legado para a cidade”, dando boas-vindas aos parceiros conselheiros.
Ela informou que o governo encaminhou à Câmara dos Vereadores um projeto que torna a participação popular uma lei. “Não quero sair e outros entrarem e enterrarem a participação popular. Quero que outros deem continuidade, inclusive com previsão orçamentária.” Só em 2022, os conselheiros regionais decidiram 75 obras prioritárias nos territórios que receberam investimento de mais de R$ 22 milhões da Prefeitura de Contagem.
A montadora eletrônica, Helena Maria de Queiroz, 67 anos, está com grande expectativa para o trabalho que vai desempenhar pela primeira vez como conselheira regional pela Sede. “Da minha parte, o que puder fazer para contribuir com a melhoria da cidade, eu vou fazer’. Vou cobrar até que a demanda apresentada seja sanada.”, falou ela durante a posse.
Outra que está também entusiasmada pelo novo mandato é a mãe Norma, mãe-de-santo da casa “O Além dos Orixás”. No mandato anterior, mãe Norma foi indicada pelo Poder Público e agora foi eleita pela população do Riacho. “Espero repetir o êxito da primeira experiência, acreditando que vamos trabalhar ainda mais pelas melhorias em Contagem, contribuindo para seu desenvolvimento. O governo é do povo e o povo escolhe as prioridades.”
Quem também está indo para o segundo mandato como conselheiro regional é o gestor público, o pastor Renato Pereira dos Santos, Bispo, 49 anos, morador do bairro Campo Alto, na regional Petrolândia. “A expectativa é sempre a melhor possível. Vamos trabalhar mais uma vez, assim como fizemos durante o primeiro mandato. Agora sabemos que com a experiência anterior, podemos fazer bem melhor.”
Indicado pelo Poder Público está o servidor municipal, Bernardo Gomes de Souza Teixeira, 32 anos, que chega ao conselho pela primeira vez. “O nosso grande desafio, enquanto conselheiros, representando o Poder Público junto a sociedade civil, é identificar os principais problemas, desafios nos territórios e articular essas demandas com a sociedade civil e em alguns casos transformar isso em política pública e em outras realizar ações diretas do Poder Executivo.”
Ao todo foram empossados 343, sendo 196 titulares, 147 suplentes, dos quais 175 são homens e 167 mulheres. Esses foram eleitos no mês de junho último durante processo eleitoral que mobilizou 10 mil pessoas nas oito regionais de Contagem. Somando aos 343 conselheiros, também foram empossados 121 indicados pelo Poder Público, sendo 61 conselheiras e 60 conselheiros.
O secretário de Governo, Pedro Amaral, destacou a importância do conselho regional para políticas assertivas no território; “O conselho cumpre esse papel de puxar a Prefeitura para o dia a dia das pessoas, que pode ser algo pequeno, mas que causa grandes problemas e por isso tem um significado imenso.”
Representando a Secretaria Especial da Presidência da República, Luiza Dulci, trouxe a mensagem do Governo Lula de Brasília para Contagem. “ Contagem está mostrando que mais do que no município, ela está presente nas regionais. Isso é muito importante para que a participação seja de fato enraizada, para que possamos aproveitar da diversidade dos territórios, das regionais para construir uma política pública efetiva. A participação social é um investimento necessário e voltou. Ela não é instrumental, mas essência da política transformadora.”
Estiveram presentes além dos vereador, Alex Chiodi, os vereadores Edgar Guedes, Silvinha Dudu, Moara Saboia, Ronaldo Babão, Daniel Carvalho, Daniel do Irineu, Glória da aposentadoria, Denilson da Juc e Dayse Silva; o deputado estadual, Ricardo Campos.
Fotos: Ronnie Von