Prefeitura libera rua Corcovado para tráfego de veículos

Prefeitura libera rua Corcovado para tráfego de veículos

Para facilitar o fluxo dos veículos e melhorar o acesso de moradores, a Prefeitura de Contagem, por meio da Transcon, liberou o trânsito na rua Caraça com rua Corcovado, no bairro Monte Castelo, na tarde desta quinta-feira (26/5).

Com a liberação da via, os ônibus retomarão o itinerário anterior, a partir deste sábado (28/5), e não precisarão mais fazer desvios pela rua Caparaó. Esta via recebeu intervenções completas de revitalização do pavimento para comportar o fluxo de veículos pesados. Obras complementares como meio-fio e sarjetas também foram executadas no local.

O trecho que estava interditado também recebeu melhorias. Conforme a Subsecretaria de Manutenção, foi realizado um complemento da rede de drenagem e ajuste final com Operação Tapa-Buraco na rua Caraça. Na Corcovado, houve também sondagem da rede de drenagem pluvial, trabalho feito em conjunto com a Copasa, e recomposição da capa asfáltica. Por fim, foi colocado um tamponado em poço de visita na rua Caraça, na altura do nº 263.

Motivo da interdição em 2021

A rua Corcovado foi interditada pela Transcon no final do ano passado em função do rompimento de uma rede de ligação da Copasa que, conforme laudo técnico, provocou rachaduras na via e trincas em alguns imóveis. A medida procurou garantir a segurança da população que mora e transita pelo local.

De acordo com técnicos da Defesa Civil de Contagem, seis casas na rua Corcovado precisaram ser interditadas totalmente, em maio de 2021, após apresentarem risco construtivo e geológico de grau alto. Apesar da liberação da via, a interdição dos imóveis permanecerá até que os reparos e as obras necessárias sejam sanados. A Defesa Civil informou que continuará monitorando o local e acompanhando o caso. A última vistoria ocorreu no dia 19/5/2022.

Atualmente, a Copasa é responsável por custear os gastos com aluguel dos moradores atingidos até que a investigação e o processo judicial, apontando as responsabilidades, sejam concluídos.

Foto: Ricardo Lima
Autor: Carol Cunha e Rômulo Abreu