Prefeitura promove Noite Mineira de Museus e Bibliotecas nesta quinta-feira (9/6) e amplia acesso à cultura
A Prefeitura de Contagem promove, todas às segundas quintas-feiras do mês, a “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas”, dia em que um local de cultura da cidade tem seu horário de funcionamento estendido, com o intuito de ampliar o acesso das pessoas a esses espaços. Trata-se da primeira edição de um projeto que passa a fazer parte do calendário estadual.
No mês de junho, o local escolhido para receber o evento foi a Biblioteca Pública Municipal Dr. Edson Diniz (rua Dr. Cassiano, 102 – Centro), que funcionará, em horário ampliado, das 18h às 21h. Na programação, o lançamento de livros dos autores Marcelo Luiz da Silva, Kennedy Cândido (contemplados no Edital Movimenta Cultura), além de José Natal de Amorim e Jurutan Alves, convidados. Na ocasião será realizado um bate-papo com os autores, além de empréstimos de livros, intervenções culturais e barraquinhas da Economia Solidária.
Na Casa Amarela, como é conhecido o Centro Cultural Francisco Firmo de Matos, localizado nas imediações da biblioteca, recebe, até o final deste mês, a exposição “Cores de Igor”, do artista Igor Maciel, que apresenta, em desenhos e pinturas, temáticas com técnicas variadas. Mais uma atração a ser visitada!
O projeto
O Projeto “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas” é um convite da Secretaria Estadual de Cultura para que bibliotecas e museus, em todo o Estado, ampliem o horário de funcionamento, uma vez ao mês, oferecendo ao público, no período noturno, a oportunidade de visitar e participar de exposições, saraus literários, clubes de leitura, encontros com escritores e escritoras, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, realizar o empréstimo de livros, entre outras atrações.
“Por meio desta ação conjunta, fortaleceremos o setor de museus e de bibliotecas, reforçando a importância e a centralidade desses espaços a cada edição mensal do projeto. Queremos que museus e bibliotecas sejam cada vez mais valorizados por um público, amplo e diverso, e que suas atividades possam ser usufruídas por todos”, destacou a secretária municipal de Cultura, Monique Pacheco.
A divulgação desta ação ocorrerá pelos canais dos sistemas Estadual de Bibliotecas Públicas, e de Museus, da Secretaria Estadual de Cultura e da Prefeitura de Contagem, disponibilizando também a todas as bibliotecas e museus cadastrados o material de divulgação para replicarem em seus próprios canais.